Legislativo prestigia a entrega da Medalha Iracema 2019, neste sábado

13/04/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

O dia do aniversário de 293 anos de Fortaleza, transcorrido neste sábado 13 de abril, também foi um dia de prestar homenagens a personalidades que muito contribuem com o desenvolvimento da cidade. Assim foi que a Prefeitura de Fortaleza realizou a solenidade de entrega da Medalha Iracema 2019, tendo como palco o Teatro São José, […]

O dia do aniversário de 293 anos de Fortaleza, transcorrido neste sábado 13 de abril, também foi um dia de prestar homenagens a personalidades que muito contribuem com o desenvolvimento da cidade. Assim foi que a Prefeitura de Fortaleza realizou a solenidade de entrega da Medalha Iracema 2019, tendo como palco o Teatro São José, ao empresário Pio Rodrigues, ao ex-senador Mauro Benevides e ao médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira.

A solenidade contou com presença do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT) e dos vereadores Renan Colares (PDT), Plácido Filho (PSDB), Iraguassú Filho (PDT), Dr. Porto (PRTB), Esio Feitosa (PPL), Casimiro Neto (MDB), Benigno Junior (PSD), Michel Lins (PPS), Carlos Mesquita (PROS), Idalmir Feitosa (PR) e Elpídio Nogueira (PDT) (vereador licenciado), que foram prestigiar o momento.

O presidente Antônio Henrique destacou a importância da comemoração do aniversário da cidade, “Fortaleza tem uma linda história, e esses 293 anos, que hoje comemoramos, é resultado do trabalho de muitos que resultou no crescimento de nossa cidade. Queremos parabenizar todos os fortalezenses, aqueles que começaram e aqueles que hoje estão dando prosseguimento a história de nossa cidade”, disse.

Um dos homenageados, o ex-senador Mauro Benevides destacou seu trabalho de mais de 50 anos de vida pública, “nessa trilha, tenho a consciência tranquila e cabal cumprimento do dever cívico, representando o povo cearense como vereador, deputado estadual, deputado federal e Senador da República. Se mais não o fiz é porque não possuía engenho e arte para tanto,” frisou.

O prefeito Roberto Cláudio disse que a cidade deve se orgulhar de sua história. Observou que Fortaleza tem indicadores muito alvissareiros, mas também contradições, desigualdades, necessita de mais paz e tem carências de infraestrutura, “mas a gente tem que acreditar que um dia ela vai ficar perfeita. Temos que sonhar em trabalhar juntos para esse fim. É isso que estamos fazendo aqui hoje. Lançamos essa medalha no ano passado e estamos agora na sua segunda edição. Estamos homenageando a memória e o presente. Estamos homenageando essa cidade que se transformou a partir de personalidades de caráter, de trabalho, de legado de pessoas da estirpe de Pio, Doutor Otho, e de Mauro Benevides”, asseverou.

Segundo Roberto Cláudio, são essas pessoas com suas crenças, paixões e suas teimosias, que acreditaram na cidade. Citou o empresário Pio Rodrigues, afirmando ser um empreendedor de grande relevância, “pelo que fez na área do comercio e pelo que faz na construção civil já merecia essa homenagem, mas tem muitas coisas especiais que ele fez. Quando entrou na construção civil ele foi pioneiro na área de responsabilidade social, antes da prefeitura exigir contrapartidas ambientais, Pio já fazia isso por respeito essa cidade”, disse.

Sobre o médico e professor Otho Nogueira, o prefeito afirmou que o mesmo podia estar militando em hospitais privados, onde também estaria servindo a população, mas resolveu dedicar seu tempo a hospitais públicos do Ceará. “O Hospital das Clínicas, o Hospital Cesar Cals e a Santa Casa, certamente mudaram suas condutas, seu protocolos, o jeito de fazer enfermaria e medicina pela influência diária, do trabalho, da ética, da dedicação e do talento do meu professor Otho de Sá Nogueira a quem a prefeitura homenageia com muito orgulho”, pontuou.

E por fim, ao citar o senador Mauro, Roberto Cláudio disse que ele foi tudo na vida pública do estado do Ceará. “Fez política num momento difícil para quem milita nela. Dizer que ele faz política por vocação é difícil crer nos dias de hoje, por isso é importante ter referências como o senador Mauro, para poder mostrar que essa não é só uma vocação, mas é uma das mais nobres vocações, porque, por exemplo, o trabalho do Pio na construção civil e do Doutor Otho nos hospitais, dependem da boa política. E não é só a política que deva ser exercida com ética e decência, pois isso devia ser premissa, é a política defendendo os interesses públicos, e foi isso que o senador Mauro fez ao longo dessa história. Não tem um momento que ele tenha titubeado e ficado do lado errado da sua história. Entre muitos legados, ele foi responsável a garantir a autonomia política e administrativa dos municípios, acabando com a dependência do governo federal”, ressaltou o prefeito ao finalizar a solenidade.

A Medalha

A medalha, criada no ano passado, é a maior comenda do Poder Executivo Municipal e é dedicada em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por uma personalidade para a vida e o progresso da Capital cearense. Este é o segundo ano em que a Prefeitura de Fortaleza concede a outorga. No ano passado, foram homenageados o cantor e compositor Raimundo Fagner, a jornalista Adísia Sá e o professor e arquiteto Liberal de Castro.

Foto: André Lima