Legislativo participa do 3º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades

15/03/2019 - Rochelle Nogueira

Fortaleza recebe o 3º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará durante os dias 14, 15 e 16. Promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), as discussões são voltadas para a área da administração pública. O Legislativo […]

O Legislativo atento as pautas de interesse coletivo, esteve presente a solenidade. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), participou da abertura dos trabalhos que contou com as contribuições do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e do ex-ministro da Fazenda, Ciro Ferreira Gomes. Vale enfatizar, os debates têm como objetivo apresentar iniciativas que obtiveram êxito ao serem implantadas em diversas cidades do mundo. O intuito do encontro é alinhar desafios e aprendizados com foco na sustentabilidade e na inovação.

Programa Cresça com o seu Filho

A primeira dama, Carol Bezerra, ressaltou a iniciativa da gestão municipal.

Na tarde desta sexta-feira, 15, segundo dia de rodadas de conversas, a primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, expôs o Programa Cresça com o seu Filho aplicado a primeira infância. Lançado em 2014, o plano Cresça com o seu Filho acompanha o desenvolvimento das crianças em risco de vulnerabilidade social de zero a três anos na capital, possibilita, por meio de uma rede interdisciplinar, maiores rendimentos de desenvolvimento psicossocial e educacional.

Na oportunidade, Carol Bezerra revelou dados da realidade enfrentada na Capital, e apontou a situação de vulnerabilidade de crianças na primeira fase de vida. “1/3 são filhos de mães solteiras; 50% das crianças são expostas à violência com arma de fogo; 10% delas nascem prematuras; 1/3 dessas mães sofrem de depressão e 9% consumiram álcool e drogas durante a gestação”, informou a gestora.

Meio Ambiente

O presidente da Funceme, Eduardo Martins, se apresentou no Centro de Eventos do Ceará.

O próximo palestrante Eduardo Martins, presidente da Funceme, fez uma explanação sobre a temática: Gestão e Drenagem de Águas Urbanas. O assunto é pertinente por se tratar do destino a ser dado as águas das chuvas coletadas. De acordo com sua apresentação, no Brasil em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, a retenção de água da chuva já é realidade e sua regulamentação foi criada no intuito de amenizar os impactos das constantes enchentes nas capitais desses estados.

“Em geral, as leis permitem três destinos para a água coletada: utilizá-la para fins não potáveis, liberá-la no lençol freático ou injetá-la nas galerias da rede pública, pelo menos uma hora após o término da chuva”, disse o palestrante. O presidente do órgão finalizou destacando que uma gestão sustentável de água significa a procura de soluções adaptadas.

Programação – sábado, 16 de março

8:00 às 8:30 – Apresentação Grupo de Dança Rede Cuca – espetáculo Vetin 8:30 às 9:30 – Inovação: economia digital e transformação das cidades Germano Guimarães (BRA) – Co-fundador do Grupo Tellus;
9:30 às 12:00 Painel de Encerramento – Cenários urbanos: melhoria dos espaços públicos para o bem-estar. Moderador: Fábio Campos
Painelistas:
• Joan Clos (ESP) – ex-prefeito de Barcelona
• Jorge Pérez (COL) – Consultor em Arquitetura e Urbanismo, Decano Arquitetura na Universidade Santo Tomás Medelim
• Camilo Santana – Governador do Estado do Ceará
• Roberto Cláudio – Prefeito de Fortaleza.
– Encerramento.