Legislativo outorga Medalha Boticário Ferreira em reconhecimento da trajetória de Eliana Gomes

07/06/2019 - Adriana Albuquerque

Solenidade no Plenário Fausto Arruda na noite desta sexta-feira, 7 de junho, celebrou o trabalho da militante, educadora social e líder política da cidade, Eliana Gomes com a outorga da Medalha Boticário Ferreira. A homenagem, que destacou a trajetória da coordenadora de Regularização Fundiária da Prefeitura de Fortaleza, Eliana Gomes, foi proposta pela vereadora Lucimar […]

Solenidade no Plenário Fausto Arruda na noite desta sexta-feira, 7 de junho, celebrou o trabalho da militante, educadora social e líder política da cidade, Eliana Gomes com a outorga da Medalha Boticário Ferreira. A homenagem, que destacou a trajetória da coordenadora de Regularização Fundiária da Prefeitura de Fortaleza, Eliana Gomes, foi proposta pela vereadora Lucimar Martins (PTC) e pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB).

Lucimar Martins, ao justificar a outorga da Medalha Boticário Ferreira, destacou a vida de militante e de representante legítima dos interesses das comunidades que lutam por condições dignas de moradias. A parlamentar agradeceu o compromisso de Eliana Gomes com a política habitacional da cidade.

O vereador Evaldo Lima falou da relação com Eliana Gomes, que além de sua correligionária, companheira de lutas, destacando “o diálogo constante com a cidade”. O parlamentar reforça o trabalho comunitário e de mediação junto ao Poder Executivo realizado pela militante dos Direitos Humanos, Eliana Gomes.

Foto: André Lima

Ao ser agraciada com a Medalha Boticário Ferreira, Eliana Gomes falou da responsabilidade de carregar no peito a maior comenda do Legislativo de Fortaleza, reforçando a relação com a cidade e com as lutas diárias da população. “É uma alegria muito grande receber o reconhecimento da Câmara Municipal, local em que passei os melhores momentos da minha vida política e receber a Medalha Boticário Ferreira das mãos dos colegas vereadores reforça o compromisso com a cidade”, destacou Eliana Gomes, agradecendo a todos os amigos e familiares que estiveram presentes na solenidade.

O momento contou com uma homenagem da cordelista Rita Lisboa, que apresentou o cordel “Eliana Mulher de Luta”. A outorga da comenda foi comemorada por vários representantes políticos e autoridades: os vereadores Benigno Júnior (PSD), Emanuel Acrizio (PRB) e Paulo Martins (PRTB); o superintendente do Patrimônio da União, Coronel Carvalho; a secretária da Habitafor, Olinda Marques; da secretária de Educação do Município, Dalila Saldanha; do ex-senador, Inácio Arruda; e de um dos fundadores do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas).

Conhecendo um pouco da história de Eliana Gomes

Educadora social e uma das fundadoras da Associação Comunitária do Bairro Ellery (ACBE), Eliana Gomes traz em sua caminhada as contribuições ao desenvolvimento da cidade, sempre ativa na luta por uma vida digna e na efetivação de uma política permanente de habitação.  Em sua trajetória esteve à frente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), sendo também sócia da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza, além de fundadora do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher.

Na vida política tem um trabalho junto ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde de 1980, assumindo em agosto de 2007 a vaga de vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza, sendo a primeira mulher do PCdoB a ocupar o Legislativo fortalezense. Em 2009, Eliana Gomes foi conduzida pelo povo para continuar representando os seus interesses junto a Casa, com uma atuação na defesa dos direitos das mulheres, dos Direitos Humanos, da promoção de políticas para educação, cultura, esportes e juventude, da reivindicação por segurança e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Solenidade de outorga da Medalha Boticário Ferreira à Eliana Gomes (07.06.2019)