Legislativo celebra 15 anos da UESM

28/08/2019 - Adriana Albuquerque

Solenidade nesta quarta-feira, 28, destacou a atuação da União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana de Fortaleza (UESM). A homenagem, proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT), reforçou o papel das entidades estudantis para a formação política dos jovens brasileiros. Larissa Gaspar destacou a luta do movimento estudantil por uma escola igualitária e sem preconceito. A […]

Larissa Gaspar destacou a luta do movimento estudantil por uma escola igualitária e sem preconceito. A parlamentar ressaltou a integração das entidades na garantia dos direitos humanos. “Queremos reconhecer a luta da UESM por luta por uma escola de qualidade, na realização de ações culturais, por está na luta pelo nosso patrimônio natural, através do projeto “Nossa Riqueza, Nosso Futuro”, em defesa das nossas riquezas naturais”, evidenciou.

O momento contou com a leitura do cordel “Basta de violência contra a mulher”, lido pela aluna Luciana Roberto. Os presentes fizeram também uma homenagem aos estudantes vítimas da ditadura militar: Leda Barrete, José Montenegro Lima, Nilda Carvalho Cunha, Edson Luis de Lima Solto, Bergson Gurjão Farias, Fernando Santa Cruz, Jana Barroso e Margarida Maria Alves.

O presidente da UESM, Canaã Gilmar Arraes, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal de Fortaleza a atuação da entidade e destacou o compromisso com a formação de jovens conscientes de seus direitos e deveres. “Fico muito feliz por fazer parte desta história, em defesa dos direitos dos estudantes. A história do movimento estudantes é uma história de combatividade, de quem lutou contra a ditadura militar. Estamos aqui para dizer sim por uma educação de qualidade e nós seremos a resistência das próximas lutas”, pontuou.

A solenidade contou com a presença do secretário-geral da APEOC, Elano Maia, que reforçou o momento difícil que a educação brasileira enfrenta com fim o do FUNDEB em 2020 e destacou a importância do movimento nas lutas pelos direitos básicos da sociedade.