Legislativo acolhe representante do transporte autônomo de mudanças

20/11/2018 - Adriana Albuquerque

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu uma comissão de motoristas do transporte autônomo de mudanças que atuam em diversos bairros da Capital. O momento, proposto pelo vereador Dummar Ribeiro (PPS), contou com a presença da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) que ouviu as demandas dos profissionais. Representando […]

Representando o Sistema de Transporte de Mudanças, Gildo Gomes e Felisberto Firmino, evidenciaram a necessidade de uma demarcação dos espaços para carga e descarga nas Praças de Fortaleza, ressaltando pontos já utilizados pela categoria. Dentre as demandas a sinalização para os carros de fretes nas Praças da Cidade dos Funcionários e do São Cristóvão foram apresentadas na reunião. Os motoristas atentaram como modelo o sistema implantado nos bairros Messejana e Montese.

André Luiz Barcelos, assessor técnico da AMC, destacou as particularidades do sistema viário de Fortaleza, com a necessidade de restrição de circulação de caminhões para o bom funcionamento do tráfego nas vias da Capital. Em relação ao transporte de cargas leves, como o transporte de mudanças, é necessário uma regulamentação mas que a AMC vem dialogando com diversos segmentos e estudando as demandas apresentadas.

De acordo com o técnico, as demandas apresentadas na reunião devem ser apresentadas junto a AMC para que seja realizada uma análise dos casos da demarcação de vagas para o transporte autônomos de mudanças. André Luiz Barreto falou também da necessidade de cadastramento dos automóveis no site da Prefeitura de Fortaleza que é realizado de forma simples e sem burocracia. Outro ponto destacado pelo técnico foi o sistema adotado pela Prefeitura no Centro da cidade, o Veículo Urbano de Carga, que mede 6,5 metros, se adequando a realidade da Capital.

“Tivemos muitas orientações do assessor técnico da AMC, que trouxe várias informações que os motoristas não tinham. Ficamos de estudar mais a legislação, principalmente sobre a problemática do transporte dos profissionais autônomos de cargas e descargas, para que futuramente possamos fazer um Projeto de Lei que venha de alguma forma fazer com que essas pessoas existam, pois até agora eles estão no anonimato. Estamos pedindo que eles se organizem seja através de Associações ou de Sindicatos, para que tenham representatividade legal diante dos Órgãos Públicos”, pontuou o vereador Dummar Ribeiro.