Larissa cobra execução do orçamento destinado às políticas em defesa das mulheres

29/10/2019 - Anna Regadas

A vereadora Larissa Gaspar (PT), ao utilizar o tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 29, cobrou da Prefeitura a execução orçamentária do recurso destinado às políticas em defesa dos direitos das mulheres. Segundo a parlamentar, mesmo a cidade de Fortaleza sendo a 3ª capital que mais assassina mulheres e com os maiores […]

29.10.2019

A vereadora Larissa Gaspar (PT), ao utilizar o tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 29, cobrou da Prefeitura a execução orçamentária do recurso destinado às políticas em defesa dos direitos das mulheres. Segundo a parlamentar, mesmo a cidade de Fortaleza sendo a 3ª capital que mais assassina mulheres e com os maiores índices de violência, somente 2,5% do orçamento foi executado.

“Hoje venho falar de um tema que é muito recorrente na atuação do nosso mandato que é a defesa dos direitos das mulheres. 53% da população da cidade é composta por mulheres e infelizmente Fortaleza é a 3ª capital que mais assassina e que tem os maiores índices de violência contra as mulheres. E mesmo com essa violência tão cruel a gente não vê os investimentos necessários para assegurar uma vida livre de violência contra as mulheres”, apontou.

Segundo Larissa, um dos grandes problemas está na ineficiência da execução orçamentária dos recursos destinados às políticas para as mulheres. “A nossa Lei Orçamentária aprovou um recurso de pouco mais de R$ 3 milhões e até agora, outubro de 2019, só foi executado apenas 2,5%, o que corresponde a cerca de R$ 75 mil para garantir a vida das mulheres. Isso é motivo de tristeza e vergonha, viver numa das capitais que mais mata mulheres e não ter um trabalho efetivo”, ressaltou.

De acordo com a parlamentar, a desconstrução do machismo passa por um trabalho educativo permanente em todos os espaços públicos. Larissa citou o projeto de sua autoria, aprovado pela Câmara que dispõe sobre a implantação de unidades de atendimento às mulheres nos terminais de ônibus de Fortaleza. “Nós sabemos da incidência de casos de assédio nos coletivos e aprovamos aqui projeto para a implantação de unidades de atendimento nos terminais, mas ele ainda não foi executado pela Prefeitura. Isso é lamentável e estamos aqui para exigir o compromisso da gestão com a causa das mulheres “, criticou.

Foto: Érika Fonseca