Larissa aponta carência de profissionais e falta de medicamentos nos Caps de Fortaleza

28/08/2019 - Anna Regadas

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 28, a vereadora Larissa Gaspar (PT) apontou a carência de profissionais , a falta de medicamentos e problemas de infraestrutura nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Gerais de Fortaleza. A parlamentar repercutiu a matéria “Pacientes enfrentam filas, falta de médicos e de remédios em Caps […]

28.08.2019

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 28, a vereadora Larissa Gaspar (PT) apontou a carência de profissionais , a falta de medicamentos e problemas de infraestrutura nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Gerais de Fortaleza. A parlamentar repercutiu a matéria “Pacientes enfrentam filas, falta de médicos e de remédios em Caps de Fortaleza”, veiculada no Diário do Nordeste e cobrou do Executivo a destinação dos recursos necessários para solucionar esses problemas.

“Desde 2017, que nós recebemos aqui através da Comissão de Direitos Humanos, representantes da luta antimanicomial e eles relatam a falta de medicamentos, de profissionais, e as péssimas condições de infraestruturas. Dos 15 Caps, a Comissão já visitou 12 e o que a gente constatou não difere do que foi veiculado na matéria. Realmente existe uma carência grande de profissionais, e tem pacientes que precisam chegar três horas da manhã para conseguir atendimento. Não é justo”, ressaltou.

De acordo com Larissa, a Comissão têm feito relatórios das visitas com o registro dos problemas encontrados em cada unidade e as sugestões do colegiado. Os documentos foram encaminhados ao Prefeito, à Secretaria Municipal de Saúde e aos órgãos responsáveis. “Nós encaminhamos os relatórios das visitas, solicitando a reforma das estruturas, a contratação de mais profissionais e o abastecimento de medicamentos”, destacou.

A parlamentar informou que existe até um Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Executivo com o Ministério Público, em prol de melhorias nos Caps de Fortaleza. ” A gente sabe que o adoecimento mental da população tem se agravado, sobretudo as mulheres, então é necessário que a Prefeitura destine os recursos necessários para os Caps, pois existe inclusive um Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público com o Executivo”, afirmou.

Larissa encerrou sua fala reforçando o compromisso do seu mandato com a causa. “Nós temos que fortalecer as ações de promoção de saúde da nossa população e apresentamos aqui a Semana de Conscientização sobre Saúde Mental, e apresentamos também proposta instituindo o Dia de Luta Antimanicomial”, informou.

Foto: Érika Fonseca