Iraguassú Filho pede mais políticas públicas voltadas para combater o trabalho infantil

21/06/2017 - Felipe Macedo

O vereador Iraguassú Filho (PDT) utilizou seu tempo no grande expediente desta quarta-feira, 21, para cobrar mais políticas públicas para que o trabalho infantil seja combatido e erradicado no País. Para o parlamentar, as crianças e adolescentes são o futuro do país e é preciso garantir que todas elas tenham acesso à educação e lazer […]

Iraguassú Filho é Líder do PDT no parlamento municipal. – Foto: Genilson de Lima

O vereador Iraguassú Filho (PDT) utilizou seu tempo no grande expediente desta quarta-feira, 21, para cobrar mais políticas públicas para que o trabalho infantil seja combatido e erradicado no País. Para o parlamentar, as crianças e adolescentes são o futuro do país e é preciso garantir que todas elas tenham acesso à educação e lazer de qualidade.

Iraguassú iniciou sua fala destacando que enquanto houve uma redução de quase 50% no trabalho infantil no Ceará nos anos de 2014 e 2015, crianças e adolescentes ainda estão trabalhando no Estado e também no país, quando deveriam estar nas escolas. O parlamentar comentou que o tema merece ter mais destaque e debate nas casas legislativas não só do Ceará, mas de todo o país para combater essa realidade.

“Embora tenha havido essa redução no Ceará, esse tipo de notícia não nos dá tranquilidade. Estima-se que nove a cada 100 crianças e adolescentes no Ceará sejam vítimas de exploração do trabalho infantil. O Ministério do Trabalho, Conselhos Tutelares, e conselhos de assistência à criança e adolescente tem chamado atenção para essa temática e nós também precisamos trazer esse tema para esta tribuna”, afirmou.

O vereador comentou que a agricultura representa de 70% a 80% do trabalho infantil no país, e que além dos perigos do trabalho como picadas de cobras e outros animais peçonhentos, as crianças acabam desenvolvendo sérios problemas de saúde físicas e mentais. Iraguassú acredita que a criminalidade está diretamente ligada ao trabalho infantil e acesso à educação e destacou o aumento da população carcerária no Estado.

“Em 10 anos tivemos um aumento de 250% de acréscimo da população carcerária no Ceará. O Ceará vai ter que construir um presídio de segurança máxima. Nós devemos investir mais em educação e em políticas públicas para nossas crianças e adolescentes, caso contrário, teremos que construir mais presídios”, lamentou.

Iraguassú afirmou que políticas de assistência social tem um papel fundamental nas vidas de crianças e adolescentes, assim como os conselheiros tutelares que também desenvolvem um papel primordial. O parlamentar acredita que a gestão do prefeito Roberto Cláudio vem tratando o tema de maneira correta, com o funcionamento dos três CUCAs e a construção de mais três até o fim de seu mandato, além da construção das escolas de tempo integral.

“Concluo dizendo que precisamos estar atentos, ter uma atenção diferenciada em relação a esse tema, porque ainda existe um número de crianças e adolescentes envolvidos em trabalho infantil nas piores formas, como no serviço doméstico e também em situação de escravidão. É essa realidade que precisamos combater. Precisamos evitar situações como essa e precisamos sonhar em zerar essa situação de trabalho infantil”, concluiu.

Felipe Macedo
Fone: +55 85 3444.8304