Iraguassú destaca atuação do Movimento Negro do PDT

20/11/2019 - Anna Regadas

Pelo tempo da Liderança Partidária, na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, o vereador Iraguassú Filho (PDT) destacou o Dia da Consciência Negra, dando ênfase a atuação do Movimento Negro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) como protagonista na luta contra o preconceito, discriminação e em defesa da igualdade. “Fazer esse registro com a consciência de que […]

“Fazer esse registro com a consciência de que vivemos num país extremamente preconceituoso e prova disso foi o que ocorreu na Câmara dos Deputados, no qual um parlamentar por não concordar com a arte ali expressada, arrancou a placa e isso não podemos aceitar. Hoje é Dia da Consciência Negra e quero aqui destacar a atuação do PDT como protagonista da luta e primeiros defensores da luta do movimento negro”, apontou.

Segundo Iraguassú, um dos defensores da população negra brasileira foi o deputado federal pedetista Carlos Alberto Caó de Oliveira, falecido em 2018. Lembrado como ícone do movimento negro, o parlamentar incluiu na Constituição de 1988 o racismo como crime inafiançável e imprescritível e no ano seguinte, aprovou a Lei 7.716, que tornou crimes a discriminação racial e as diversas formas de preconceito, com penas de prisão que hoje variam de dois a cinco anos, além de multa. Em sua homenagem, a norma ficou conhecida como Lei Caó.

Segundo Iraguassú, o Movimento Negro do PDT possui atuação internacional, inclusive na América Latina, onde tem sido vanguarda na luta contra o preconceito e racismo. O parlamentar fez menção ao político Abdias Nascimento, que foi o primeiro deputado negro do país e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras, que esteve à frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial no país, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo. “Foi também um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra, que se comemora hoje, 20 de novembro”, frisou.

Iraguassú ainda colocou em pauta a notícia de que pela primeira vez no Brasil, os negros são a maioria nas universidades públicas. “É um dado para ser exaltado na questão quantitativa, mas que se deve avançar principalmente na permanência. Para isso devemos ter uma ação efetiva do governo. O problema é que com o governo atual, não conseguimos vislumbrar essa ação, já que é um governo preconceituoso, que não reconhece a importância das Cotas do Prouni”, destacou.

O parlamentar também fez menção aos casos de racismo contra jogadores nas arenas de futebol e condenou esse tipo de atitude por torcedores. “É absurdo e inaceitável. Nós somos todos iguais e não é a cor, o gênero, a religião que vai fazer alguém ser maior ou menor, pior ou melhor”, frisou.

Foto: Érika Fonseca