Idalmir é contra proposta de aumento do Fundo Partidário

18/09/2019 - Ana Clara Cabral

O vereador Idalmir Feitosa (PR) usou o tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 18, para manifestar sua posição contra a possibilidade de aumento do valor destinado aos partidos políticos nas eleições de 2020. De acordo com o parlamentar, “é uma tristeza que uma reforma política torne o controle do Fundo Partidário mais […]

O vereador Idalmir Feitosa (PR) usou o tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 18, para manifestar sua posição contra a possibilidade de aumento do valor destinado aos partidos políticos nas eleições de 2020. De acordo com o parlamentar, “é uma tristeza que uma reforma política torne o controle do Fundo Partidário mais frouxo”.

Ele completa: “como político eu entendo que isso é uma vergonha. A campanha eleitoral não pode ser bancada com dinheiro público, seja qual partido for. Recursos que poderiam ser destinados para Saúde, Educação, Segurança ou Habitação estão sendo gastos com a promoção de políticos e seus partidos”. Para finalizar, o vereador fez um clamor à população cearense para frenar os representantes políticos quanto a esse projeto no Senado.

Saiba mais:

O Senado Federal deve votar esta semana um projeto de lei que permitirá o aumento do valor destinado aos partidos políticos nas eleições de 2020 e, ao mesmo tempo, diminuirá o controle sobre a forma como os partidos usam o dinheiro público.

O projeto muda 50 artigos da Lei das Eleições (de 1997), da Lei dos Partidos Políticos (de 1995) e de outras. O principal ponto é alterar a forma como a Justiça Eleitoral fiscaliza o uso que os partidos fazem do Fundo Partidário – tornando o controle mais frouxo, segundo os críticos.

Um dos aspectos da proposta abre a possibilidade do Orçamento de 2020 trazer um valor maior para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), conhecido como Fundo Eleitoral.

Foto: Érika Fonseca