Homenagem ao Dia Internacional da Mulher reconhece o papel de servidoras no cotidiano do Legislativo

14/03/2019 - Ana Clara Cabral

Na manhã dessa quinta-feira, 14, foi realizada uma cerimônia em homenagem às servidoras e vereadoras da Câmara Municipal de Fortaleza, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A solenidade aconteceu no Auditório Ademar Arruda e contou com a presença de um violinista para recepcionar todas as mulheres. O evento […]

O evento iniciou com a palavra da servidora mais antiga da Casa, Virginia Osterne. Ela agradeceu a homenagem da Câmara e parabenizou as colegas de trabalho pelo Dia Internacional da Mulher, lembrando do potencial de cada uma.

A vereadora Priscila Costa (PRTB) celebrou o momento. “Precisamos nos reconhecer como detentoras de poder, criatividade e protagonismo. Nós amamos viver para o outro. Somos ajudadoras e fazemos toda diferença”.

O vereador Idalmir Feitosa (PR) também aproveitou a oportunidade para externar sua admiração. “Eu não celebro o dia da mulher, mas a vivência da mulher, que é todo dia”, falou. Na ocasião, ex-vereadora Toinha Rocha foi convidada a falar: “não somos homenageadas apenas por sermos mães ou esposas. Somos prestigiadas pela nossa própria vida, inclusive a profissional. Isso é empoderamento!”.

A vereadora Larissa Gaspar (PPL) lembrou da origem do dia 8 de março, em memória das mulheres operárias da indústria têxtil que morreram queimadas em uma fábrica de Nova York, nos Estados Unidos em 1857. “Este dia serve para lembrarmos da nossa luta por direitos e vamos continuar até que possamos ver a igualdade de gênero se materializando”, exclama.

O presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), discursou em agradecimento às mulheres, afirmando ser um momento pensado para todas que trabalham para servir a cidade e o povo. “A Câmara Municipal realiza hoje essa homenagem as mulheres que integram o Legislativo. E que elas possam receber de nós o carinho e o afeto, e que continuem tendo força e determinação para vencer as lutas e as diversidades da vida. Parabéns a todas as mulheres!”, ressaltou.

Os vereadores presentes na homenagem entregaram rosas a cada uma das colaboradoras, que também desfrutaram de um momento de confraternização em um café da manhã ofertado pelo Legislativo.

Fotos: Érika Fonseca