Hélio Leitão recebe medalha Dom Helder Câmara na CMFor

01/10/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira, 1, uma sessão solene no plenário Fausto Arruda, concedendo a outorga da Medalha Dom Hélder Câmara ao advogado e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hélio das Chagas Leitão Neto. O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi o propositor da solenidade. A sessão […]

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), tendo os vereadores Evaldo Lima (PCdoB), Esio Feitosa (PDT) e Larissa Gaspar (PT) como condutores do homenageado até o plenário da Casa Legislativa. O presidente reforçou a importância da Medalha Dom Hélder Câmara criada para homenagear as pessoas que defendem os direitos humanos. “Dom Hélder foi um grande defensor e a Câmara, através do requerimento do vereador Evaldo Lima, escolheu Hélio Leitão e, hoje, fizemos essa justa homenagem”, disse o presidente. Em um ato voluntário dos presentes, o pai do presidente da OAB Nacional, Fernando Santa Cruz, morto no período do regime militar no Brasil, foi ovacionado pelos convidados.

O vereador Evaldo Lima, propositor da solenidade, destacou que o momento é de afirmação da dignidade humana e dos direitos humanos. “Esse momento é para prestar uma homenagem a trajetória de um dos mais importantes quadros da justiça, do direito, da dignidade social do Estado do Ceará, Hélio Leitão. A Medalha Dom Hélder Câmara foi aprovada pela Casa, por sua trajetória. Duas vezes presidente da OAB, faz parte do Conselho Federal da Ordem dos Advogados, e, para nossa honra, neste momento, é o presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil. Alguns dos grandes temas relacionados aos Direitos Humanos no Estado do Ceará, tiveram o Hélio Leitão como protagonista”, disse o parlamentar.

O presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, fez sua saudação as personalidades que compuseram a mesa e aos presentes. Felipe destacou a generosidade dos parlamentares, pois mesmo no Dia dos Vereadores, homenagearam Hélio Leitão. “Dom Hélder Câmara tem uma história importante na minha família. Temos uma história de luta com ele. Somos gratos ao Dr. Hélio, pois por onde andou neste mundo, olhou para quem precisa mais. Andou no mundo olhando o próximo e isso o Hélio fez até aqui. Recebe o abraço dos teus. Renova tuas energias, que nós vamos seguir”, evidenciou Felipe.

Foto: Evilázio Bezerra.

“É motivo de muita honra, muita alegria, ter o reconhecimento da Casa do Povo de Fortaleza, ter o reconhecimento do parlamento Municipal, ter o reconhecimento dos meus conterrâneos. Há uma luta que desenvolvo ao longo de 30 anos na afirmação, promoção e defesa dos direitos humanos, seja no exercício de advocacia, seja nos cargos públicos que ocupei, seja nas minhas lutas de OAB, sempre tive a pauta dos direitos humanos como prioritária. É a pauta do respeito e da dignidade da pessoa humana. Eu, nascido e criado em Fortaleza, para mim é motivo de maior orgulho”, enfatizou Hélio Leitão homenageado com a medalha Dom Hélder Câmara.

De acordo com o requerimento apresentado pelo parlamentar, a homenagem é um reconhecimento a atuação na defesa dos direitos humanos da população da capital cearense. Natural de Fortaleza, Hélio Leitão, é graduado e pós-graduado em Direito, construiu carreira na advocacia, destacando-se também como professor universitário. Por sua liderança, foi eleito presidente da OAB-CE por dois períodos consecutivos.

• Presidente Nacional da OAB, Doutor Felipe Santa Cruz;
  • Conselheiro Federal da OAB, Doutor Hélio das Chagas Leitão Neto;
  • Presidente Estadual da OAB, Doutor Erinaldo Dantas;
  • Escritório Dom Aloísio Lorscheider, Representado pelo Doutor Cláudio Silva.

Composição da mesa: presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; vereador Evaldo Lima; Dr. Hélio Leitão, homenageado; secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará, Dra. Socorro França; presidente Nacional da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz; presidente da OAB-Ceará, Dr. Erinaldo Dantas; presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e Conselheira Federal, Dra. Daniela Borges; vice- presidente Nacional da OAB Dr. Luiz Viana; presidente da Academia Nacional de Direito, Dr. Roberto Victor Ribeiro.

Confira a sessão solene de entrega da Medalha Dom Hélder Câmara ao senhor Hélio Leitão

Sessão solene - entrega da Medalha Dom Hélder Câmara ao senhor Hélio Leitão.

Fotos: Evilázio Bezerra.