Guilherme Sampaio questiona sobre custeios das tarifas de ônibus

24/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Na realização do Grande Expediente desta terça-feira, 24, o vereador Guilherme Sampaio (PT) retomou o debate sobre as informações do custeio das tarifas de ônibus no município de Fortaleza. Guilherme Sampaio enfatiza que o sistema que está sendo implantado pelo Sindiônibus, segundo ele, não deve sustentar um sistema de ônibus em que o preço da […]

Guilherme Sampaio enfatiza que o sistema que está sendo implantado pelo Sindiônibus, segundo ele, não deve sustentar um sistema de ônibus em que o preço da tarifa não possa ser arcado com moeda nacional. O vereador também cobrou informações sobre a economia com a retirada dos cobradores nos preços das passagens. “Quanto diminuiu a passagem de ônibus em Fortaleza com a retirada dos trocadores em mais de 1000 veículos?”, questionou o parlamentar.

O vereador destaca que deu entrada em um requerimento exigindo da Prefeitura uma cópia do contrato de concessão das empresas de ônibus do Município, onde deseja saber as condições dos serviços que devem ser prestados. “Se uma empresa é contrata para prestar um serviço com determinadas condições e essas condições são alteradas de uma forma que não está no contrato, no mínimo uma redução da tarifa deve ser feita”, afirmou Guilherme.

Guilherme Sampaio também argumentou a criação do novo bilhete de autoatendimento criado pelo Sindiônibus. “Não sou contra o meio eletrônico, sou contra impor ao cidadão e cidadã uma tarifa extra que na prática está sendo criado com esse bilhete pré-pago do Sindiônibus”, falou.

Finalizando o vereador destacou que encaminhou quatro requerimentos: O primeiro solicita uma audiência com a Comissão de Transporte para que a Etufor, Sindiônibus, Decon, Procon e Comissão de Direitos do Consumidor da OAB prestem esclarecimentos sobre o assunto. O outro solicita uma audiência junto com Ministério Público para saber da ação judicial já em curso no MP. O terceiro é um requerimento que solicita a cópia do contrato de concessão de serviços das empresas de ônibus. O último solicita ao presidente da Comissão de Legislação e Justiça da CMFor, que seja designado um relator para um projeto de lei de sua autoria, que veda a recusa do recebimento em espécie do pagamento de tarifas no transporte público.

Foto: Érika Fonseca.