Guilherme defende priorização de associações e cooperativas em projeto que institui programas E-Carroceiro e E-Catador

20/11/2019 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, o vereador Guilherme Sampaio (PT) defendeu a priorização de associações e cooperativas de catadores no projeto de lei ordinária n° 409/2019, de autoria do Executivo, que institui no município de Fortaleza, os programas sociais: E-Carroceiro e E-Catador. Segundo o parlamentar, está sendo elaborada […]

20.11.2019

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, o vereador Guilherme Sampaio (PT) defendeu a priorização de associações e cooperativas de catadores no projeto de lei ordinária n° 409/2019, de autoria do Executivo, que institui no município de Fortaleza, os programas sociais: E-Carroceiro e E-Catador. Segundo o parlamentar, está sendo elaborada uma emenda coletiva, a fim de contemplar essa demanda em segunda discussão, tendo em vista que o projeto já foi aprovado em primeira discussão.

“Destacar a presença de representações da rede de catadores e carroceiros, que nos procuraram na expectativa de aperfeiçoarmos o projeto que foi aprovado em primeira discussão na semana passada. Há uma lacuna grave na matéria, pois desconsiderou um elemento central da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos que é exatamente a priorização da relação com cooperativas e associações de catadores. Para além da relação individual, sabemos que essas entidades são eixos estruturantes, até mesmo para termos organicidade no campo da coleta”, ressaltou.

Guilherme lembrou que associações já atuam, militam e interagem com a Prefeitura há muitos anos, citando como exemplo a do Jangurussu e do Bom Jardim. “Elas não são contra, mas não foram consultadas na elaboração do projeto e o que defendem é justamente que sejam priorizadas. Nós dialogamos com o líder do governo, que gentilmente retirou o projeto de pauta. Estamos construindo uma emenda coletiva e espero que seja aprovada”, destacou.

Dia da Consciência Negra

O parlamentar também colocou em pauta o Dia da Consciência Negra, destacando que é dia de se afirmar não só como antirracista, mas também condenar o racismo, que violenta, discrimina e mata milhares de pessoas no nosso país.

Foto: Érika Fonseca.