Grupo Voluntário Guardião Juvenil é homenageado na CMFor

12/08/2019 - Rochelle Nogueira

Em homenagem ao Programa Voluntário Guardião Juvenil (GVGJ) pelos sete anos de existência, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira, 12, uma sessão solene no plenário Fausto Arruda. O vereador Raimundo Filho (PRTB) foi o propositor da solenidade. Vereador Raimundo Filho ao iniciar sua fala, teceu agradecimentos aos integrantes da mesa e […]

Raimundo Filho é o segundo vice-presidente da CMFor.

Vereador Raimundo Filho ao iniciar sua fala, teceu agradecimentos aos integrantes da mesa e aos presentes à solenidade. O parlamentar prestou homenagem ao Grupo Guardião Juvenil por ser destaque no cenário nacional pelo trabalho social em Fortaleza. “Fico feliz em poder está aqui usando a tribuna para prestar tributo a um dos projetos mais sérios aqui da Capital. O Mário, pensando em mudar a realidade de algumas crianças, criou o Programa Guardião Juvenil. A iniciativa, de cunho social sem fins lucrativos, surgiu em 2012 com a vontade de ajudar crianças e adolescentes da cidade. Começaram com apenas dois adolescente e hoje atende centenas de jovens. Esse projeto é reconhecido nacional e internacionalmente com o recebimento de várias medalhas por reconhecimento ao trabalho desses rapazes e moças”, atentou o vereador.

Em sua fala breve e emocionada, Leonardo Marcio Santos Mesquita, homenageado, fundador do Grupo Guardião Juvenil, agradeceu primeiramente a Deus pela homenagem e ao vereador Raimundo Filho pelo tributo na Casa do Povo. “São 7 anos que não foram fáceis, mas que também não foram difíceis. O que faltava para esses meninos era apenas oportunidade para fazer o bem e de ser o bem. Aos pais, agradeço a confiança a nós depositada, pois cuidamos de vidas. A gente não ganha nada, financeiramente, com o projeto, mas na vida a gente ganha tudo. Minha vida antes do projeto era destruída e hoje tive várias conquistas”, relatou Leonardo Marcio.

Composição da mesa: vereador Raimundo Filho (PRTB), Leonardo Márcio Santos; presidente fundador do projeto GVGJ, Júlio Cals; presidente Nacional da Cruz Vermelha, Alan Damasceno; presidente Estadual da Cruz Vermelha, Ivo Carlos da Silva; voluntário Guardião Juvenil, Micaele Ferreira de Oliveira Pires; voluntária Guardiã Juvenil, Mirella Mesquita Pinheiro;
voluntária Guardiã Juvenil.

Programa Voluntário Guardião Juvenil

É uma iniciativa voluntária, que atualmente assiste a aproximadamente 250 jovens entre 08 e 18 anos de idade, estudantes da rede pública de ensino da cidade de Fortaleza – CE, com a devida aquiescência de seus pais e/ou responsáveis. O propósito é formar cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, responsáveis, patriotas e úteis em suas comunidades. O desenvolvimento dos participantes é realizado através de atividades de inspiração patriótica, cívica, lúdica e de voluntariado, contribuindo para o desenvolvimento do caráter e estimulando suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais.

Mantido exclusivamente por doações de amigos e familiares e campanhas para captação de fundos, o Projeto Guardião Juvenil surgiu em 2012 com a vontade de ajudar adolescentes de comunidades carentes de Fortaleza, moças e rapazes de 13 aos 18 anos, a resgatar a civilidade juvenil e a desperta-lós para sua importância na família e na sociedade. Desde seu início, em 2012, o Projeto já atendeu mais de 600 jovens.
FONTE: Projeto Voluntário Guardião Juvenil

Fotos: Evilázio Bezerra