Gardel destaca os desafios na saúde pública com a redução de investimentos Federais

08/08/2018 - Rochelle Nogueira

Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza pelo grande expediente na manhã desta quarta-feira, 8, o vereador Gardel Rolim (PPL) destacou sobre a temática saúde pública, SUS e os desafios do país referente ao tema. O parlamentar frisou o baixo investimento durante os últimos 10 anos. De acordo com o vereador Gardel Rolim, a […]

De acordo com o vereador Gardel Rolim, a saúde pública é um dos temas mais importantes deste ano, principalmente na pauta dos candidatos à Presidência da República. “O SUS é o sistema mais popular, mais abrangente do planeta. Nenhum outro país do mundo tem um sistema de saúde que tenha as portas abertas para todos os cidadãos. Isso nos dá uma vanguarda de justiça social, mas também nos dá responsabilidade para com os desafios de melhorar a saúde ao longo dos anos”, frisou Gardel.

O parlamentar fez um retrospecto da sociedade brasileira apontando marcas de uma sociedade escravocrata. Gardel destacou que com a libertação dos escravos em 1988, no período de 100 anos até a construção da Constituição de 1988, a população que se concentrou nas cidades acarretou grandes desafios que perpetuaram até os dias atuais com as dificuldades de emprego, renda, saúde, moradia.

“Já se passaram 30 anos da Constituição Federal e ainda temos muitos desafios no tocante a saúde pública. Ao longo de 10 anos, os investimentos na saúde pública ficaram cada vez mais contingenciados. Com o ‘desfinanciamento’ na saúde, com redução de gastos na área, houve um desequilíbrio com a população brasileira crescendo 10,4%, ao longo de 10 anos e maior cobertura da Atenção Básica em 39,3%”, apontou o parlamentar.