Frente Parlamentar em Defesa do Direito dos Animais se reúne para discussão de demandas

04/06/2019 - Ana Clara Cabral

Durante a manhã dessa terça-feira, 4, a Frente Parlamentar em Defesa do Direito dos Animais se reuniu para exibir atividades, planejamentos e discutir próximas ações. O momento contou com a presença dos vereadores Cláudia Gomes (PTC), Paulo Martins (PRTB), Larissa Gaspar (PPL), Márcio Cruz (PSD), Ziêr Férrer (PDT), da ex-vereadora e coordenadora de Proteção Animal […]

Durante a manhã dessa terça-feira, 4, a Frente Parlamentar em Defesa do Direito dos Animais se reuniu para exibir atividades, planejamentos e discutir próximas ações. O momento contou com a presença dos vereadores Cláudia Gomes (PTC), Paulo Martins (PRTB), Larissa Gaspar (PPL), Márcio Cruz (PSD), Ziêr Férrer (PDT), da ex-vereadora e coordenadora de Proteção Animal da Prefeitura, Toinha Rocha, e da médica veterinária da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), Rosania Ramalho.

Toinha Rocha iniciou a reunião ressaltando a importância da prestação de contas à população. “Fiz questão de vir aqui. Acredito que o critério da verdade é a prática, por isso viemos mostrar e discutir sobre nosso trabalho”, afirmou. A coordenadora destacou os resultados positivos do Vetmóvel (unidade móvel de Pronto Atendimento a cães e gatos oriundos de ONGs, abrigos de animais e tutores baixa renda) após um ano em desenvolvimento e apresentou demais ações: construção de cachorródromo em praças (espaço de lazer para cães), castração, campanha de adoção, fim de vaquejadas, rodeios e a extinção da tração de animais de carga.

No decorrer da reunião foram discutidas as problemáticas, como a quantidade de animais abandonados, maus tratos, agressões, acidentes e transmissão de zoonoses. De acordo com Toinha Rocha, o objetivo é trabalhar mais próximo às escolas e terminais de ônibus com atendimento e conscientização. “As pessoas precisam entender que isso é saúde pública. Quando cuidamos da saúde animal, estamos cuidando também da saúde humana. Isso não pode ser dissociado”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca