Frente Parlamentar de Luta contra a AIDS realiza primeira reunião com entidades

24/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Na manhã desta terça-feira, 24, a Frente Parlamentar de Luta contra a AIDS, realizou na sala de comissões, sua primeira reunião com representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e representantes da secretaria de educação e saúde do município. Abrindo os trabalhos da Frente Parlamentar, o presidente Antônio Henrique (PDT), ressaltou a importância […]

Abrindo os trabalhos da Frente Parlamentar, o presidente Antônio Henrique (PDT), ressaltou a importância da tarefa a ser desenvolvida pela frente e o papel que a Câmara desempenhará na luta e ajuda de políticas em prol das pessoas portadoras do vírus HIV. “Vamos dar todo apoio necessário para que os trabalhos sejam realizados e vamos defendê-lo junto ao poder público”, afirmou.

O representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Otávio Vasconcelos, destacou a importância do parlamento abrir um diálogo com o Executivo Municipal. “Estamos construindo uma pauta que envolve movimentos sociais, parlamento e gestão. Acreditamos que através do diálogo teremos um retorno positivo para as pessoas afetadas pela epidemia do HIV”, pontuou.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Dr. Eron (PP), também destacou a importância da frente “Precisávamos dar uma resposta a sociedade e aos grupos sociais que lutam há muito tempo pelo direito da cidadania e pela diminuição do preconceito e discriminação das pessoas portadores do HIV”, disse.

Como encaminhamento da reunião, Dr. Eron evidenciou que a frente solicitará uma reunião com o prefeito Roberto Cláudio para apresentar as demandas das entidades, entre elas, o pedido do Passe Livre para os portadores do vírus HIV. “Atualmente existem cerca de 14 mil portadores que precisam dessa atenção”, frisou.

Finalizando, o vereador informou que as reuniões da Frente Parlamentar de Luta contra a AIDS serão realizadas quinzenalmente. A Câmara Municipal irá aderir no mês de dezembro a campanha nacional “Dezembro Vermelho” que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Compõe a Frente os vereadores: Dr. Eron (PP), Evaldo Lima (PCdoB), Plácido Filho (PSDB), Dr. Porto (PRTB), Ronivaldo (PT), Sargento Reginauro (sem partido) e Raimundo Filho (PRTB).

Foto: Érika Fonseca.