“Fortaleza é uma das cinco capitais do Brasil que mais investe em cultura”, afirma Evaldo Lima

10/09/2019 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 10, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) repercutiu a matéria “Cidades respondem por 52% de toda a despesa pública com a cultura”, do jornal Folha de São Paulo, que coloca a cidade de Fortaleza em 5º lugar entre as capitais do país que mais investem […]

10.09.2019

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 10, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) repercutiu a matéria “Cidades respondem por 52% de toda a despesa pública com a cultura”, do jornal Folha de São Paulo, que coloca a cidade de Fortaleza em 5º lugar entre as capitais do país que mais investem em cultura.

“Ocupo hoje a Tribuna para falar de um segmento extremamente importante que é o eixo fundamental de todas as politicas que é fortalecimento da cultura. O jornal Folha de São Paulo fez um levantamento das cidades que mais investem em cultura e Fortaleza ficou em 5° lugar. Isso nos enche de orgulho, pois na contramão do desgoverno do país, assistimos os avanços da política cultural do nosso município”, afirmou.

Gráfico do Jornal Folha de São Paulo sobre as cidades que mais gastam em cultura.

O parlamentar apresentou as ações do Executivo na área de cultura, ressaltando que o Edital das Artes é a política que acumula o maior número de recursos e contempla o maior número de atividades culturais. São elas: festivais de música, exposição de fotografias, feiras de artesanato, mostra de peças de teatros, restauro de acervos literários, publicação de livros, entre outras atividades.

“Trata-se de uma política pública permanente, que foi aprovada nesta Casa e que acontece todo ano. Nessa edição de 2019, o Edital das Artes terá investimento superior a R$ 4 milhões. De 2013 a 2019, foram mais de R$ 13 milhões de investimento da gestão somente nos Editais das Artes”, apontou.

Evaldo também citou os projetos da Prefeitura que fomentam a cultura na cidade, como o Festival de Teatro, a Virada Cultural, o Festival de Música, o Natal de Luz, o Seminário de Patrimônio. Além da exposição permanente Belchior e o projeto “Cinema nos Terminais”, que deve ser implantado ainda este ano.

Foto: Érika Fonseca