Feira de Negócios da Central da Cidadania da CMFor atua no apoio aos microempreendedores da Capital

29/06/2017 - Adriana Albuquerque

Mais uma edição da Feira de Negócios da Câmara Municipal de Fortaleza, realizada por meio da Central da Cidadania Delmiro Gouveia, vem fortalecer a política de incentivo aos profissionais autônomos da Capital. A Sala do Empreendedor, que iniciou as suas atividades em 2009, foi pioneira na implementação do Programa Microempreendedor Individual (MEI) no Ceará. Nesta […]

7ª Edição da Feira de Negócios da Câmara Municipal de Fortaleza – Foto: Evilázio Bezerra.

Nesta sétima edição, como destacou a coordenadora da Central da Cidadania, Edna Lima, a repercussão no meio dos pequenos negócios foi muito positiva, e que sempre os empreendedores procuram espaço na Câmara Municipal para expôr os seus trabalhos. Segundo Edna , a Feira vem atendendo em média 20 profissionais por edição, e o objetivo é ampliar o espaço de apoio aos empreendedores.

Enfeitando o hall da Câmara Municipal as bonecas de pano da artesã Leda Sobreira, retratam a dedicação dos microempreendedores na elaboração de seus produtos. O espaço na CMFor, como ressaltou a artesã, vem ampliando as suas oportunidades de vendas, tendo em vista a valorização dos trabalhos manuais.

Pela primeira vez na Feira, Karine Rabelo, proprietária da Pólen Kids, ressaltou a sua participação na Feira de Negócios da CMFor como único na divulgação do seu trabalho. A microempreendedora atua no ramo de roupas infantis personalizadas entre 0 e 4 anos de idade.

O que é MEI?

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Os interessados em formalizar a sua atividade autônoma contam com o apoio da Centra da Cidadania Delmiro Gouveia em Fortaleza.

Entre as vantagens oferecidas pelo MEI estão: o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), enquadramento no Simples Nacional; isenção dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL); contribuição à Previdência Social.

Os valores a serem pagos pelos microempreendedores são: R$ 47,85 (comércio ou indústria) e R$ 51,85 (prestação de serviços) ou R$ 52,85 (comércio e serviços), destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Os valores representam um percentual de 5% do salário mínimo, com reajuste anual. Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Adriana Albuquerque
Fone: +55 85 3444.8304