Executivo apresenta iniciativas previstas para 2019

01/02/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A mensagem prefeitoral, entregue nesta sexta-feira (1º) ao Legislativo, traz também as iniciativas do Executivo propostas para 2019. Na área de Saúde está prevista a entrega do terceiro andar do IJF 2, com 9 salas cirúrgicas e sala de recuperação pós-anestésica com 20 leitos; a entrega da Policlínica do Jóquei Clube; o acréscimo de 11 […]

A mensagem prefeitoral, entregue nesta sexta-feira (1º) ao Legislativo, traz também as iniciativas do Executivo propostas para 2019. Na área de Saúde está prevista a entrega do terceiro andar do IJF 2, com 9 salas cirúrgicas e sala de recuperação pós-anestésica com 20 leitos; a entrega da Policlínica do Jóquei Clube; o acréscimo de 11 ambulâncias à frota do SAMU; implantação do Serviço de Atendimento Familiar; inauguração de duas Unidades Bebê Clínica de Fortaleza; implantação de dois CAPS AD no Cristo Redentor e Cidade 2000; ampliação do número de leitos nos Frotinhas e Gonzaguinhas e de duas policlínicas no Passaré e Siqueira.

Na Educação, a Prefeitura se propõe a construir 15 Centros de Educação Infantil e 14 escolas do Tempo Integral; adequar 4 escolas para atendimento de Tempo Integral e implantar 7 estruturas esportivas, além de ampliar em 100% o número de escolas no Programa de Cultura de Paz.

Na Mobilidade e Infraestrutura, serão iniciadas as obras de requalificação com acessibilidade dos corredores turísticos; proteção e recuperação contra erosão costeira na Beira mar; segunda etapa do corredor expresso de ônibus na Avenida Paulino Rocha e na Avenida Alberto Craveiro; Construção do Viaduto na BR-116, ligando a Raul Barbosa a Alberto Craveiro; reforma infraestrutura da Avenida Beira Mar; concluir túnel da Alberto Sá, 2ª etapa do binário da Avenida Santos Dumont; implantar polo gastronômico da Varjota; implantar 80 km de ciclovias nas Avenidas Castelo Branco, Universidade, Alberto Nepomuceno e Almirante Barroso.

Prevè ainda, a implantação de duas estações no Mini-Bicicletar, 10 estações do bicicletar; 5 estações de bicicletas integradas; criação de 4 mil vagas em bicicletários e paraciclos; nova política de bike share, 7,4 km de faixas; construção de 3 mini-terminais na Avenida Washington Soares, José Walter e Centro, entre outras ações.

Na Segurança Cidadã, a proposta é implantar 8 bases de segurança na orla marítima; 15 novas Células de Proteção Comunitárias e universalização da iluminação pública com luz branca ou LED; Na Juventude, a prefeitura se propõe beneficiar 1000 jovens no segundo ano do Projeto Reconhecer e Mudar; construir 02 CUCAS no José Walter e Pici e lançar o projeto “Liderança sem Fronteiras”.

Na Habitação, o Executivo quer entregar 8.600 unidades habitacionais, em parceria com o Governo do Estado, no programa Minha Casa, Minha Vida. Realizar melhorias habitacionais em 2.871 casas; realizar 5.670 regularizações fundiárias e entregar 504 unidades habitacionais no Vila do Mar.

Na área de Urbanismo, Meio Ambiente e Competitividade, as iniciativas previstas são: iniciar a execução do programa Fortaleza, Cidade Sustentável; Regulamentar seis novas Operações Urbanas Consorciadas – no litoral Central, Parque Raquel de Queiroz; Centro-Oeste, Leste-Oeste, Aguanambi e Maceió-Papicu; Implantar OUCs vigentes no Parque Urbano Sitio Tunga; e Equipamento Cultural da Osório de Paiva, além disso ampliar ferramentas de gestão do Fortaleza online.

Por fim no eixo Governança e Gestão as alções previstas são: reforçar a maior eficiência do gasto público com olhar na manutenção do equilíbrio das contas; dar continuidade a iniciativa de fortalecimento das autonomias financeiras do município; intensificar o programa permanente de capacitação de pessoal; dar continuidade ao monitoramento fisio e financeiro da agenda temática do governo; institucionalizar os fóruns territoriais, manter as ações com foco no projeto Fortaleza 2040 e dar continuidade a implantação da Câmara de Governança de Fortaleza 2020.

Foto: André Lima