Evaldo registra nota oficial do reitor da UFC sobre corte de 30% do orçamento das universidades federais

08/05/2019 - Anna Regadas

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 8, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) registrou a nota oficial do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry de Holanda Campos, sobre o corte de 30% no orçamento do governo federal destinado às universidades federais. De acordo com o parlamentar, a fala do saudoso […]

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 8, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) registrou a nota oficial do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry de Holanda Campos, sobre o corte de 30% no orçamento do governo federal destinado às universidades federais. De acordo com o parlamentar, a fala do saudoso Darcy Ribeiro quando dizia que a crise da educação no Brasil não é uma crise; e sim um projeto, se encaixa no atual governo.

“Uma pauta importante seria o avanço no acesso, inclusão, permanência ou qualidade da educação no Brasil, mas não é isso que marca a política educacional do governo federal. O que a gente assiste é um fundamentalismo e conservadorismo extremado que afeta a educação, e que resultou no corte dramático do orçamento das universidades. Como dizia Darcy Ribeiro, a crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto”, apontou o parlamentar

Evaldo destacou que o corte o anunciado pelo MEC, trará impactos na educação do país e notadamente na Universidade Federal do Ceará. “Toda a política de organização e gestão da universidade é desenvolvida através do orçamento que foi aprovado no Congresso. Portanto fica aqui o registro da nota do reitor da UFC que questionou os parâmetros, que levaram ao corte e apontou os impactos da redução nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade”, ressaltou.

Leia a nota na íntegra aqui.

Foto: Érika Fonseca.