Evaldo Lima reforça resultados positivos da Universidade Federal do Ceará

04/06/2019 - Ana Clara Cabral

Fazendo uso do tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária dessa terça-feira, 4, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou os resultados positivos das estratégias de ensino da Universidade Federal do Ceará. Ele falou sobre a UFC ser a primeira instituição do Brasil e a terceira da América Latina, em proporção de artigos, entre os mais […]

Fazendo uso do tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária dessa terça-feira, 4, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou os resultados positivos das estratégias de ensino da Universidade Federal do Ceará. Ele falou sobre a UFC ser a primeira instituição do Brasil e a terceira da América Latina, em proporção de artigos, entre os mais citados no mundo. De acordo com o parlamentar, essa é uma indicação de qualidade relacionada à inovação, pesquisa e metodologia.

Ainda, ressaltou dados do Censo da Educação Superior 2018, que revela a tendência de crescimento nos principais indicadores de qualidade. Elevado o número de alunos matriculados, aumento de estudantes beneficiados com apoio social, o aumento do número de concluintes dos cursos de graduação e a elevação na qualificação do corpo docente da UFC.

Aproveitando seu tempo, Evaldo Lima divulga o resultado da votação feita na Universidade para a escolha do novo reitor da UFC. Com participação na eleição de estudantes, servidores e professores, conseguiu omaior número de votos o profº. Custódio Luís Silva de Almeida, atual vice-reitor, com 7.772 pessoas a favor. Em sequência, o profº. Antonio Gomes de Souza Filho, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, com 3.499 votos, e por último, o profº. José Cândido Albuquerque, atual diretor da Faculdade de Direito, com 610 votos.

De acordo com o parlamentar, após a votação, houve desistência do profº. Antônio Gomes de Souza Filho. Em seguida, a profª. Maria Elias apresentou seu nome para a lista tríplice. Essa, elaborada pelo Conselho Universitário, será encaminhada ao Ministério da Educação. A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República. “Espero que seja preservada a autonomia da Universidade na escolha do reitor”, finaliza o vereador.

Foto: Érika Fonseca.