Evaldo Lima destaca projeto que cria o “Programa Bolsas de Monitoria”

25/09/2019 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 25, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou a mensagem prefeitural 0052/2019, que cria o “Programa Bolsas de Monitoria” na rede pública de ensino de Fortaleza. O parlamentar reforçou a importância do Parlamento Municipal na elaboração e votação de leis, que melhoram a vida das […]

25.09.2019

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 25, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou a mensagem prefeitural 0052/2019, que cria o “Programa Bolsas de Monitoria” na rede pública de ensino de Fortaleza. O parlamentar reforçou a importância do Parlamento Municipal na elaboração e votação de leis, que melhoram a vida das pessoas e pediu o apoio dos pares para a aprovação do projeto, que concede bolsa no valor de R$ 350 aos alunos matriculados na rede pública de ensino.

“Quero aqui pedir o apoio dos meus pares para uma matéria que tramita nesta Casa e é extraordinariamente importante, pois dispõe sobre a criação do Programa Bolsas de Monitoria. Depois da análise do orçamento e uma ampla discussão entre as lideranças e os atores da gestão municipal, foi elaborada essa mensagem, que concede bolsa no valor de R$ 350 aos alunos escolhidos através de critérios de desempenho. Na verdade, esse valor pode não parecer muito e efetivamente não é, mas faz toda a diferença nas comunidades mais vulneráveis de Fortaleza”, pontuou o parlamentar.

25.09.2019

A proposta visa beneficiar os melhores alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com um auxílio mensal de R$ 350, por até um ano, através do “Programa Bolsas de Monitoria”. A iniciativa denomina de monitoria as atividades desenvolvidas por alunos que fortaleçam as ações e projetos pedagógicos da unidade escolar na qual estão matriculados.

A Secretaria Municipal de Educação é quem definirá as escolas que irão receber as bolsas de Monitoria. Caberá às unidades de ensino escolhidas realizar a prestação contas dos recursos recebidos ao final de cada exercício financeiro.

Trâmite

A matéria já teve seu parecer aprovado pela Comissão de Legislação e foi lida em Plenário. Logo depois foi encaminhada à Comissão Conjunta de Legislação e Educação, para que o colegiado aprecie as emendas. Após a votação do parecer do relator às emendas, o projeto retornará ao Plenário.

Fotos: Érika Fonseca