Evaldo Lima destaca evolução do ensino fundamental no Ceará

21/03/2019 - Ana Clara Cabral

Na manhã dessa quinta-feira, 21, fazendo uso do tempo do Pequeno Expediente, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) comenta recente notícia que estampa a capa do jornal Diário do Nordeste, além de ser matéria hoje do programa de televisão Bom Dia Brasil: “Ceará lidera evolução no Ensino Fundamental”. Conforme o vereador, é um motivo de orgulho. […]

De acordo com a ONG Todos pela Educação (TPE), o ensino fundamental do Ceará é destaque nacional. Entre 2007 e 2017, do 5º ao 9º ano, o estado cearense é o que tem nível de aprendizado mais adequado em português e matemática. No 5º ano, em Língua Portuguesa, o nível de qualidade saltou de 21,4% para 65,7%. Em Matemática, aumentou de 15% para 50%.

Evaldo Lima destaca dados positivos da educação – Foto: Érika Fonseca.

Evaldo Lima afirma que o desafio agora é reduzir a zero a porcentagem de estudantes que abandonam os estudos, no ensino fundamental, número hoje correspondente a 0,9%. Outro dado significativo é o número de alunos matriculados na rede pública do estado, que em 2013 eram 185 mil e subiu para 220 mil em 2017, quantidade maior que a dos alunos matriculados em todas as capitais da região Sul do país.

Na ocasião, o parlamentar enfatiza que não pode existir ensino de qualidade se não houver o compromisso dos professores com a educação. “Quero parabenizar os professores, coordenadores e os demais profissionais envolvidos em uma educação de qualidade na rede pública”, finaliza.

Foto: Érika Fonseca.