Evaldo faz um resgate histórico sobre a proclamação da República

14/11/2019 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 14, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) deu uma aula de história sobre a proclamação da República, destacando a importância de se construir um país com mais oportunidade, que reflita o amor do povo pela sua terra e com respeito às instituições. Para Evaldo, república […]

14.11.2019

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 14, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) deu uma aula de história sobre a proclamação da República, destacando a importância de se construir um país com mais oportunidade, que reflita o amor do povo pela sua terra e com respeito às instituições. Para Evaldo, república e democracia são conceitos, que embora distintos, devem andar juntos.

De acordo com o parlamentar, antes da proclamação já haviam manifestações com ideais republicanos e que motivou protestos contra a monarquia imperial brasileira. “O ideário republicano não nasce em 1989 a partir do Deodoro da Fonseca. No Ceará mesmo tivemos vários movimentos que antecederam a proclamação. E podemos destacar a matriarca do Crato, dona Barbara Alencar que foi a primeira presa política da história do Brasil e participou de levantes antimonárquicos como a Confederação do Equador de 1824, que também tinha objetivos emancipatórios”, relatou.

O parlamentar lembrou que foi no Passeio Público, a praça dos mártires, que os revolucionários da Confederação do Equador: Azevedo Bolão, Feliciano Carapinima, Francisco Ibiapina, Padre Mororó e Pessoa Anta foram executados. “Fazer um registro que é um bem interessante, recentemente o Prefeito anunciou a requalificação do Passeio Público e foi naquele espaço que os Confederados foram executados”, destacou.

Evaldo finalizou sua fala, destacando que a construção da república sofreu a influência do pensamento positivista, tanto que carrega no seu hino o seguinte trecho: “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!”.

Foto: Érika Fonseca