Evaldo destina emenda ao Centro de Memória Frei Tito

12/12/2019 - Anna Regadas

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou a importância de se manter viva a memória de Frei Tito de Alencar, como referência e inspiração para aqueles que defendem a democracia. O parlamentar destinou emenda ao Orçamento 2020 no valor de R$ 100 mil, para que se constitua o acervo do Centro de Memória Frei Tito. “Fazer […]

12.12.2019

“Fazer um chamado ao Parlamento, às instituições para que a gente, de fato, forme uma frente ampla em defesa da democracia, que está ameaçada. O tema fundamental do nosso pronunciamento é para lembrar a memória e o significado do cearense Frei Tito de Alencar. Com 12 anos de idade se organizava na juventude estudantil católica e teve a vida dedicada em defesa da democracia e liberdade. Foi preso na ditadura e torturado inúmeras vezes pelo Ustra, que é uma das referências do presidente Bolsonaro. Frei Tito partiu para o exílio em Paris, aonde seu corpo acabou sendo encontrado.”, relembrou o parlamentar.

Segundo Evaldo, houve uma grande mobilização da sociedade e dos movimentos que defendem de fato o estado de direito para se manter viva a memória de Frei Tito. “O prefeito Roberto Cláudio tombou a casa de Frei Tito e desapropriou o imóvel para que fosse implantado ali o Centro de Memória Frei Tito de Alencar. E apresentamos uma emenda de R$ 100 mil ao Orçamento para que se constitua o acervo histórico do Centro e possamos assim preservar a trajetória de um dos heróis da pátria”, ressaltou.

Grande Expediente

O parlamentar criticou a Resolução CGSN 150/2019, assinada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, destacando que a iniciativa excluía 14 ocupações culturais da lista das atividades que podiam atuar como Microempreendedores Individuais (MEI), dentre elas a atividade de DJ, contador de história, entre outras. Segundo Evaldo, após ampla mobilização, a resolução foi revogada.

“Graças a postura firme do presidente da Câmara dos Deputados e intensa mobilização da sociedade que essa resolução foi revogada. A medida excluiu várias atividades culturais do MEI e deu um golpe rasteiro sob mutos profissionais, que buscavam através do Microempreendedor sair da informalidade. Bolsonaro demonstra mais uma vez que é inimigo da arte”, ressaltou.

Liderança Partidária

Evaldo Lima ainda utilizou o seu tempo na Liderança Partidária para apresentar algumas das emendas que destinou para o Orçamento 2020.

“Ontem falamos dos recursos destinados à regularização fundiária. Hoje nós esclarecemos também recursos voltados ao Centro de Memória Frei Tito. Mas queria destacar que nós destinamos a primeira emenda e a de maior valor à educação. Destinamos R$ 350 mil à Academia do Professor, pois acreditamos na capacitação permanente dos profissionais de educação”, ressaltou.

Foto: Érika Fonseca