Evaldo repercute manifesto em defesa das universidades federais

18/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em pronunciamento realizado durante o pequeno expediente desta quarta-feira, 18, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) repercutiu no plenário, o manifesto lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em defesa das universidades federais brasileiras. Segundo o parlamentar, o manifesto alerta a sociedade para o desmonte das universidades federais no Brasil […]

Segundo o parlamentar, o manifesto alerta a sociedade para o desmonte das universidades federais no Brasil através de cortes no orçamento. “As universidades federais concentram mais de 90% de toda a produção científica em nosso País.” disse.

O vereador ainda destacou a proposta do MEC, que sugere a criação do projeto “Future-se” e ressalta, que se aprovado, vai descaracterizar as universidades públicas completamente. “As universidades não serão como conhecemos hoje. Esse desmonte custará muito caro para docentes, servidores técnicos administrativos, estudantes e toda sociedade.” alertou.

Evaldo citou alguns pontos do “Future-se”, que segundo ele, são um risco para a educação. A transferência da gestão acadêmica, administrativa e financeira das universidades federais para Organizações Sociais (OS), desconsidera a autonomia didática, científica e administrativa das instituições. “Essa é uma garantia constitucional da autonomia universitária, nos termos do Artigo 207 da Constituição Federal”, frisou.

Outros aspectos que o vereador chama atenção é sobre a possibilidade do enfraquecimento das pesquisas básicas, fim dos projetos de extensão e o menosprezo, por parte do governo, das ciências humanas e sociais.

Foto: Érika Fonseca.