Evaldo anuncia incorporação do PPL ao PCdoB

04/12/2018 - Silmara Cavalcante

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi à tribuna, na manhã desta terça-feira, 4, para anunciar a incorporação do Partido Pátria Livre ao Partido Comunista do Brasil, ocorrida no último domingo (2), em São Paulo, durante sessão conjunta entre o Comitê Central do PCdoB e o Congresso Extraordinário do Partido Pátria Livre. Na ocasião foi aprovada […]

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi à tribuna, na manhã desta terça-feira, 4, para anunciar a incorporação do Partido Pátria Livre ao Partido Comunista do Brasil, ocorrida no último domingo (2), em São Paulo, durante sessão conjunta entre o Comitê Central do PCdoB e o Congresso Extraordinário do Partido Pátria Livre. Na ocasião foi aprovada a formação da nova direção nacional do PCdoB, que contará com 40 quadros do PPL.

O parlamentar ainda reforçou que a unidade entre as siglas representa o encontro de dois partidos políticos com história de luta em defesa da democracia, soberania nacional e os direitos da classe trabalhadora, além de superar a excludente cláusula de barreira imposta pela legislação eleitoral. Evaldo afirmou que o desejo dos PCdoB é que os companheiros (as) do PPL acompanhem esta decisão, inclusive os três vereadores desse partido na CMFor (Larissa Gaspar, Gardel Rolim e Ésio Feitosa).

“As afinidades do PPL e PCdoB estão no DNA político das duas organizações, originárias do mesmo tronco comum que, surgindo em 25 de março de 1922, deu origem organizada ao PCdoB. O PPL resultou de uma cisão no PCB que, em 1966, era conhecido como Dissidência Guanabara e desde 1969 assumiu o nome de Movimento Revolucionário de 8 de Outubro, com a sigla MR-8. Atuou, nas décadas seguintes, dentro do PMDB até que, em 2009, rompeu com este partido, surgindo então o Partido Pátria Livre”.

Foto: Érika Fonseca.