Esio Feitosa destaca investimentos da Prefeitura em Mobilidade Urbana

26/06/2019 - Ana Clara Cabral

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 26, o vereador Esio Feitosa (PPL), líder do Executivo na Casa, divulgou a coletiva de imprensa na qual o prefeito Roberto Cláudio anunciará o pacote de obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento em Fortaleza (Proinfra). A coletiva acontecerá hoje, às 14h, no […]

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 26, o vereador Esio Feitosa (PPL), líder do Executivo na Casa, divulgou a coletiva de imprensa na qual o prefeito Roberto Cláudio anunciará o pacote de obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento em Fortaleza (Proinfra). A coletiva acontecerá hoje, às 14h, no auditório do Paço Municipal.

O Proinfra é destinado aos serviços de drenagem, saneamento, mobilidade, além da construção de novos equipamentos de Educação e Esporte. Os recursos do Programa se darão através de financiamento internacional, pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), orçados em US$ 150 milhões, o equivalente a R$ 580 milhões.

Aproveitando a ocasião, o vereador destacou o Prêmio Transporte Sustentável, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), em que Fortaleza foi vencedora pela implementação de boas práticas em suas ruas desde 2014, incluindo ruas completas ou divisão equitativa do espaço viário, redução do CO2 e aumento da segurança no trânsito, priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada.

Esio Feitosa reforçou o sucesso dos investimentos em Mobilidade Urbana na cidade. Pontuou: “No quesito cicloviário, a rede aumentou de 68km, em 2013, para 260km até maio deste ano. Uma expansão de 276%”. Citando uma pesquisa do IDTP, afirmou que 40% da população de Fortaleza mora no máximo a uma distância de 300 metros da rede cicloviária. “Isso estimula o uso do modal”, garantiu.

Ao final, o parlamentar lembrou de outras iniciativas da Prefeitura nesta área. O sistema de bicicletas compartilhadas, a ciclofaixa de lazer aos domingos, o aumento da rede de faixas exclusivas para ônibus, bem como o aumento do número de usuários do transporte coletivo, e a implantação do bilhete único com tarifa única integrada. “Isso mostra como a gestão do Roberto Cláudio tem trabalhado em Políticas Públicas que impactam positivamente a população de Fortaleza”, ressaltou.

Foto: Kleber Gonçalves