Elpídio destaca programa “Fortaleza: Uma cidade que ama a criança”

18/10/2018 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 18, o vereador Elpídio Nogueira (PDT) destacou o programa “Fortaleza: A cidade que ama a criança”. O programa envolve uma série de políticas e ações que vem sendo implantadas pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à […]

Ao fazer uso do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 18, o vereador Elpídio Nogueira (PDT) destacou o programa “Fortaleza: A cidade que ama a criança”. O programa envolve uma série de políticas e ações que vem sendo implantadas pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome e do gabinete da Primeira Dama.

“Hoje queria destacar aqui o programa ‘Fortaleza: Uma cidade que ama a criança’, que contempla ações voltadas para as crianças e adolescentes da capital, dando destaque para a política mais recente da prefeitura, que acaba de lançar o projeto Família Acolhedora. O projeto visa tirar as crianças das situações de vulnerabilidade social para serem acolhidas por famílias. E aqui peço o apoio dos pares para esse projeto. Cada família que acolher uma criança receberá um apoio da prefeitura no valor de um salário-mínimo e não é toda família que pode participar do programa, tem que atender a uma série de requisitos.”, informou.

O parlamentar elencou alguns programas do Executivo de atendimento as crianças e adolescentes. “Temos em Fortaleza quatro acolhimentos para crianças e adolescentes, com 80 vagas e todos estão lotados e isso mostra que há muitas crianças nessa situação. A secretaria inclusive fará um chamamento público para que outras entidades possam receber essas crianças em situação de vulnerabilidade.”, ressaltou.

Aumento de creches, das Escolas em tempo integral, ampliação do acompanhamento do pré-natal, salas de aleitamento materno, campanhas de vacinação são algumas das políticas públicas intersetoriais implantadas pelo Executivo, que visam transformar a realidade das crianças e adolescentes da cidade. Segundo Elpídio, o Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, atende cerca de 4 mil crianças. “Os agentes são treinados e capacitados para visitar de casa em casa e atender as crianças de 0 a 4 anos. Tudo isso é trabalho em parceria com a secretaria, com o gabinete da Primeira Dama e outras entidades.”, pontuou.

Segundo Elpídio, o número de crianças em situação de vulnerabilidade social ainda é expressivo mas as políticas implantadas e o planejamento da secretaria demonstram a preocupação da prefeitura com a área. “Fortaleza É uma cidade que cuida da criança, desde o pré natal com um parto humanizado, qualificado, com atendimento da primeira infância e quero parabenizar todos os Agentes Comunitários que fazem esse trabalho. São uma série de políticas para cuidar da primeira infância e das crianças e adolescentes.”, informou.

Elpídio ainda aproveitou sua fala para parabenizar os profissionais pelo dia do Médico, comemorado hoje e ao Fortaleza Esporte Clube, pela celebração do centenário do Clube.

Foto: Érika Fonseca