Dr. Porto destaca importância da campanha Novembro Azul

06/11/2018 - Silmara Cavalcante

O vereador do PRTB, Dr. Porto, foi à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para destacar a campanha Novembro Azul no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. O parlamentar explicou que se a doença for descoberta precocemente a chance de cura é mais de 90%, e […]

O parlamentar explicou que se a doença for descoberta precocemente a chance de cura é mais de 90%, e por isso, chamou a atenção dos homens acima de 40 anos, para que acabem com o preconceito em relação à realização do exame de toque. “O toque é algo médico”, frisou.

O câncer de próstata é uma doença maligna e letal, que tem a prevalência em homens acima dos 50 anos. Sua estimativa é de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Atualmente, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa. Porém, é importante observar alguns critérios rigorosos de acompanhamento como visitas frequentes ao urologista, realização de exames e até novas biópsias de acompanhamento. Homens que tiverem história de câncer na família correm mais risco e devem iniciar os exames anuais a partir dos 40 anos de idade.

Natal de Luz

Dr. Porto ainda anunciou o lançamento do Natal de Luz 2018, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 6, na sede da CDL Fortaleza. Com o lema “Somos luz. Somos da paz”, o evento terá apresentações musicais divididas em três palcos: Praça do Ferreira e Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, e Praça Portugal, na Aldeota.

A abertura será no próximo dia 23, com show do cearense Fagner na Praça do Ferreira. Apresentação começa às 17 horas.

No dia 9 de dezembro, Gilberto Gil se apresenta no Cineteatro São Luiz, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e no dia 16, a Praça Portugal recebe Toquinho.

A programação terá ainda o tradicional Coral da Luz, formado por 130 crianças e adolescentes. Eles vão cantar hinos e músicas natalinas durante 30 dias, sempre às 18 horas, das sacadas do Hotel Excelsior, o mais antigo arranha-céu da Capital. A programação vai até o dia 23 de dezembro.

Foto: Érika Fonseca