Dr. Porto chama a atenção para a importância da doação de sangue

15/05/2019 - Silmara Cavalcante

Na manhã desta quarta-feira, 15, o vereador Dr. Porto (PRTB) se pronunciou na tribuna da Casa Legislativa sobre a importância da doação de sangue. O parlamentar destacou a Lei Nº 10648 (Junho Vermelho), de sua autoria, que institui em Fortaleza o Dia Municipal do Doador de Medula Óssea ou Plaquetas, promovendo campanhas de conscientização para […]

Na manhã desta quarta-feira, 15, o vereador Dr. Porto (PRTB) se pronunciou na tribuna da Casa Legislativa sobre a importância da doação de sangue. O parlamentar destacou a Lei Nº 10648 (Junho Vermelho), de sua autoria, que institui em Fortaleza o Dia Municipal do Doador de Medula Óssea ou Plaquetas, promovendo campanhas de conscientização para informar a população sobre a importância desse ato de esperança.

Dr. Porto aproveitou o momento para se solidarizar com a menina Duda Riedel, portadora de leucemia e que está precisando de doação de sangue. O parlamentar ressaltou que um doador de sangue pode salvar até quatro vidas.

“A solidariedade é que faz as pessoas. Duda e outros pacientes fazem uma campanha a favor de outros pacientes. Meus parabéns pela atitude solidária da Duda. Eu tenho um texto em que digo que politica com afeto é possível, basta se colocar no lugar do outro”, observou o vereador.

Hemoce no shopping

Para facilitar o acesso da população aos locais de coleta, o Hemoce em parceria com o Iguatemi, está com uma unidade no shopping desde a última terça-feira, 2. O espaço tem a capacidade para atender 40 doadores por dia. Os voluntários podem, além de doar sangue, se cadastrar para doação de medula óssea.

A unidade atende no primeiro piso do Iguatemi Expansão, em frente à Praça de Convivência. O cadastro de medula óssea está sendo realizado de segunda a sábado, das 10 às 15 horas, e aos domingos, das 13 às 15 horas. Já a doação de sangue será das 15 às 22h, de segunda a sábado, e das 15 às 21h, no domingo. A previsão é que o posto fique no local por três meses, até o dia 2 de julho.

Doe sangue, salve vidas

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce. Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano. Uma bolsa de sangue com cerca de 450 ml pode ser utilizada por até quatro pessoas após a separação dos componentes do sangue.

Foto: Érika Fonseca.