Discussão de alteração do nome da Rua do Canal para Rua Zuila Silveira de Araújo será tema de audiência na CMFor

14/10/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta quarta-feira, 16, uma audiência pública com o intuito de discutir a modificação da denominação da Rua do Canal para Rua Zuila Silveira de Araújo, no bairro São João do Tauape. A proposta é de autoria do Presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). O evento será realizado no […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta quarta-feira, 16, uma audiência pública com o intuito de discutir a modificação da denominação da Rua do Canal para Rua Zuila Silveira de Araújo, no bairro São João do Tauape. A proposta é de autoria do Presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). O evento será realizado no auditório vereador Ademar Arruda, a partir das 15 horas.

A denominação de logradouros (espaços públicos como ruas, avenidas, praças, passeios públicos) é uma das atribuições dos vereadores. Geralmente, estes locais recebem nomes de pessoas falecidas e que tiveram alguma importância histórica ou atuação importante na comunidade, em uma espécie de homenagem póstuma.

Conforme o artigo 32, inciso XVIII, da Lei Orgânica do Município, compete privativamente à Câmara Municipal denominar bairros, praças, vias e logradouros públicos, bem como sua modificação. Já o parágrafo único diz que o projeto de Decreto Legislativo que vise a alterar a denominação do bairro, praça, via e logradouros públicos deverá ser justificado, previamente, por audiência pública para manifestação da população.

Homenageada

Zuila Silveira de Araújo, nasceu em 08 de janeiro de 1917, natural do município de Iguatu, onde residiu até os seis anos, quando veio morar em Fortaleza com a mãe, que ficou viúva. Casou com Isaac Wilson de Araújo, comerciário, com quem teve seis filhos, quais sejam: Ilailson Araújo, Adriano Araújo, Isaila Maria Araújo, Francisco Zacarias Araújo, Francisco José Araújo e Francisco Antônio Araújo.

Graduou-se em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará — UECE. Concluída a graduação, trabalhou como professora na Escola Municipal Alba Frota, e devido seu trabalho foi nomeada, pelo então Prefeito de Fortaleza, como diretora, na Escola Municipal Almerinda de Albuquerque, na Comunidade do Lagamar, localizada no bairro São João do Tauape, onde exerceu o cargo por 35 anos.

Foto: Érika Fonseca