Dia Mundial do Cinema é destaque no plenário do Legislativo

05/11/2019 - Silmara Cavalcante

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Cinema. Considerada por muitos, como uma das artes mais inspiradoras e importantes na formação da sociedade, o cinema foi lembrado na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza pelo vereador e também ator, Sargento Reginauro (sem partido). O parlamentar parabenizou a todos que acreditam nesta arte, não só como instrumento […]

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Cinema. Considerada por muitos, como uma das artes mais inspiradoras e importantes na formação da sociedade, o cinema foi lembrado na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza pelo vereador e também ator, Sargento Reginauro (sem partido). O parlamentar parabenizou a todos que acreditam nesta arte, não só como instrumento cultural, mas como alternativa de emprego e renda.

“Me sinto à vontade de discutir o assunto, pois acredito na cultura, no cinema brasileiro, na arte, não apenas como forma de entretenimento, mas como desenvolvimento dos potenciais humanos da sensibilidade, da criatividade, do resgate de cidadania, das oportunidades que se criam através das oficinas, dos espetáculos, dos projetos sociais, onde a arte chega, a cultura chega de forma concreta, como politica pública e se percebe a transformação daquele local”, disse o vereador.

19.09.2019
Foto: Érika Fonseca

Sobre o cinema nacional, Sargento Reginauro destacou a produção do filme Cidade de Deus como um divisor de águas na produção brasileira. O parlamentar lembrou que o filme teve em seu elenco apenas atores da comunidade e que o resultado foi a projeção nacional da maioria dos artistas.

“Investir em cinema é investir em produção, em emprego e renda, como faz a indústria americana que hoje é a terceira maior contribuidora do PIB norte-americano. O momento em que nós percebermos isso, vamos passar a ter outro olhar”, comentou o parlamentar.

Sargento Reginauro ainda informou que foi a Brasília tentar recursos para o próximo Cine Ceará. A intenção é conseguir uma emenda para custear oficinas e capacitações na área audiovisual para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O resultado dos trabalhos seria apresentado durante a próxima edição do Cine Ceará.

Oparlamentar além de bombeiro militar há 23 anos é ator de teatro e ator dos filmes Shaolin do Sertão e Cine Holliúdy 1 e 2.