Dia do Contabilista é comemorado na Câmara Municipal de Fortaleza

18/04/2019 - Silmara Cavalcante

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (17), no plenário Fausto Arruda, sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista, que transcorre anualmente no dia 25 de abril. A homenagem foi proposta pelo vereador Benigno Júnior (PSD), através do requerimento n° 1160/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (17), no plenário Fausto Arruda, sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista, que transcorre anualmente no dia 25 de abril. A homenagem foi proposta pelo vereador Benigno Júnior (PSD), através do requerimento n° 1160/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Benigno Júnior, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique(PDT).

A mesa da solenidade foi composta pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC) e da Controller, Robinson de Castro; pelo presidente da Acontece, Daniel Sales; pelo presidente do Sindcont-CE, Manoel Pinheiro Cavalcante; pelo vice-presidente institucional do Fenacon, Daniel Mesquita Coelho; pelo ex-presidente do CRC-CE, Pedro Coelho Neto; pelo Sr. Boris, representando o CDL e pelo ex-presidente do SESCAP, Carlos Augusto Carvalho Mapurunga.

Em sua saudação aos contabilistas e a todos os presentes, o vereador Benigno Júnior destacou que a data oficial para esta celebração remota ao ano de 1926, quando a realização de homenagem, na cidade de São Paulo, ao senador João Lyra, político que obteve muitas conquistas para classe no Senado Federal, no início do século passado.

O parlamentar ressaltou que hoje, o Dia do Profissional de Contabilista é utilizado por várias entidades representativas do meio contábil pelas escolas como uma oportunidade de agregar os profissionais e refletir sobre o presente e futuro da contabilidade no Brasil.

“Mais do que nunca é essencial promovermos a união entre as mais diversas entidades do segmento contábil em nosso estado. Tenho plena convicção de que, para além das divergências superficiais de ordem política ou ideológica, todos os integrantes do Conselho Regional, do Sindicato e das associações profissionais possuem um mesmo ideal lutar pelo fortalecimento da classe contábil”, disse o vereador.

Em seguida, foi feita a entrega de quatro placas comemorativas pela data comemorativa pelo vereador Benigno Júnior, ao presidente do CRC, Robinson de Castro; ao presidente da Acontece, Daniel Sales; ao presidente do Sindcont-CE, Manoel Pinheiro Cavalcante; e ao ex-presidente do SESCAP, Carlos Augusto Carvalho Mapurunga.

O presidente do CRC-CE, Robinson de Castro, falou em nome dos homenageados. Robinson agradeceu o compromisso do vereador Benigno Júnior com os profissionais contabilistas e ressaltou a importância de cada entidade para o exercício da profissão.

“Gostaria de registrar a união, a unidade de todos nós. É importante dividir as tarefas, deixar as entidades também desenvolverem seus trabalhos e o Conselho se preocupar, na minha visão, mais hoje em dia com a fiscalização. Embora seja uma palavra muito chata a ser dita, mas hoje a meu ver, deveria ser o principal papel de um órgão de controle, de garantir a sociedade, de ser exercido a profissão com zelo, é a fiscalização”, disse Robinson.

Foto: André Lima