Comissão Especial cobra respostas do Executivo sobre situação das vítimas atingidas pelas enchentes do rio Cocó

09/05/2019 - Anna Regadas

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 9, a Comissão Especial de acompanhamento do cadastro e concessão de auxílio financeiro às famílias atingidas pelas enchentes do rio Cocó deliberou sobre o envio de convite ao secretário Renato Lima para que compareça à Casa a fim de prestar os devidos esclarecimentos e apresentar as informações que […]

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 9, a Comissão Especial de acompanhamento do cadastro e concessão de auxílio financeiro às famílias atingidas pelas enchentes do rio Cocó deliberou sobre o envio de convite ao secretário Renato Lima para que compareça à Casa a fim de prestar os devidos esclarecimentos e apresentar as informações que foram solicitadas pelo colegiado há mais de dois meses através de ofícios.

“Há uma insatisfação generalizada dos membros da Comissão Especial sobre a ausência de respostas do Executivo. Desde o dia 15 de março encaminhamos um ofício para o gabinete do prefeito pedindo informações sobre quantas famílias foram cadastradas, quantas faltavam cadastrar, que benefícios já foram concedidos, quantos foram concedidos e até hoje a Comissão não recebeu respostas. Então hoje a gente deliberou que vamos encaminhar convite ao secretário Renato Lima, que está coordenando esse processo no âmbito do Executivo para que ele venha a uma reunião da Comissão Especial prestar os devidos esclarecimentos”, informou a presidente da Comissão, vereadora Larissa Gaspar (PPL).

Entenda o caso:

Com o objetivo de minimizar os prejuízos das famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorridas entre os dias 21 e 24 de fevereiro na Capital, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou no dia 27 de fevereiro, o projeto de lei nº 59/2019, que autoriza o Executivo a destinar um auxílio financeiro de até R$ 1 mil reais às pessoas que tiveram as suas residências alagadas e bens móveis ou utensílios danificados pelas chuvas.

No dia 12 de março, a Câmara Municipal criou a Comissão Especial para que pudesse acompanhar o processo de cadastro e de concessão do auxílio financeiro às famílias atingidas pelas enchentes do rio Cocó. Desde então, a Comissão vem buscando obter respostas do Executivo sobre a situação dessas famílias.

Comissão de Direitos Humanos

Direitos Humanos

Ainda na manhã desta quinta-feira, 9, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso se reuniu e aprovou o parecer favorável dos requerimentos 1911/2019 e 1313/2019. O primeiro de autoria do vereador Ronivaldo (PT), solicita audiência pública em alusão ao dia do combate a LGBTfobia, comemorado no dia 17 de maio. Já o segundo requer audiência pública para tratar das demandas das famílias atingidas pelas enchentes.

De acordo com a presidente Larissa Gaspar (PPL), a solicitação da audiência pública que vai discutir a situação das famílias atingidas pelas chuvas, foi uma demanda da Comissão Especial da Câmara Municipal de Fortaleza em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará.

“Será uma audiência pública conjunta para justamente debater como está sendo feito o acompanhamento das famílias que sofreram prejuízos em razão das chuvas. Já vamos agora poder marcar a data para discutir e fazer os encaminhamentos necessários”, relatou a parlamentar.

Fotos: Érika Fonseca

LEIA MAIS

Larissa cobra resposta do Executivo sobre auxílio financeiro às famílias atingidas pelas chuvas
Vereadores aprovam auxílio de até R$ 1 mil reais às famílias atingidas pela chuva
Líder do Governo ressalta ações do Executivo para minimizar os impactos causados pelas chuvas em Fortaleza