Comissão de vereadores recebe educadores da rede pública municipal

03/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Uma comissão de vereadores, formada pelo presidente Antônio Henrique (PDT) recebeu na manhã desta quinta-feira, 3, representantes dos professores do Município junto ao Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (Sindiute). Os profissionais da educação realizavam um protesto em defesa da liberdade de cátedra e pela aprovação do PLO nº 524/2018, de autoria do vereador Evaldo […]

03.10.2019

Uma comissão de vereadores, formada pelo presidente Antônio Henrique (PDT) recebeu na manhã desta quinta-feira, 3, representantes dos professores do Município junto ao Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (Sindiute). Os profissionais da educação realizavam um protesto em defesa da liberdade de cátedra e pela aprovação do PLO nº 524/2018, de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB), que dispõe sobre a liberdade de expressão no ambiente escolar e a proteção do professor frente a casos de violência no exercício de sua atividade profissional.

Na ocasião, o presidente Antônio Henrique (PDT) destacou a importância do diálogo do Legislativo com a categoria, que por meio de uma comissão formada pelos vereadores Didi Mangueira (PDT), Evaldo Lima (PCdoB), Guilherme Sampaio (PT), Adail Júnior (PDT), Michel Lins (Cidadania), Larissa Gaspar (PT) e Esio Feitosa (PDT), ouviu os anseios dos professores.

A presidente do Sindiute, Ana Cristina, destacou a luta nacional da categoria em defesa contra a conjuntura de ataques na educação impedindo a liberdade de cátedra e pontuou detalhes sobre a importância da aprovação do PLO nº 524/18, projeto reivindicado pela categoria. “Nós temos nossa liberdade conferida pela Academia, pela nossa formação e pelo concurso público reafirmando essa liberdade de cátedra”, disse.

O autor do projeto, vereador Evaldo Lima, relatou a importância da luta nacional em defesa da educação e destaca que seu projeto foi construído coletivamente com professores e Sindiute. “Sala de aula é espaço de pluralidade, da liberdade e do respeito. Espaço para produção do saber e do conhecimento,” afirmou. Evaldo ainda destacou a necessidade de melhorar os indicadores de educação, estruturas físicas das escolas e a valorização dos professores.

O vereador Didi Mangueira (PDT), presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Casa, parabenizou o Legislativo Municipal em receber e dialogar com os professores e ouvir suas demandas. Didi, que foi o relator inicial do projeto, informou que será o relator das emendas apresentadas ao projeto e destacou que durante o mês de outubro o projeto estará no plenário para ser votado.

Os vereadores Guilherme Sampaio, Michel Lins, Larissa Gaspar e Adail Júnior também se acostaram a luta da categoria dos professores em defesa da educação e defendem a aprovação do projeto.

Foto: Érika Fonseca.