Comissão de Direitos Humanos tem produção atuante

24/10/2018 - Silmara Cavalcante

A vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Municipal de Fortaleza, Larissa Gaspar (PPL), foi à tribuna nesta quarta-feira, 24, para registrar os últimos meses de atuação da Comissão. A parlamentar destacou que semana passada a Comissão esteve no Centro de Atenção Psicossocial Infantil da Regional III (CAPS) e observou que […]

A parlamentar destacou que semana passada a Comissão esteve no Centro de Atenção Psicossocial Infantil da Regional III (CAPS) e observou que a condição do equipamento não está a contento. Mesmo com a ressalva, a vereadora reconhece que existe uma equipe de profissionais empenhados e que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) está demonstrando prioridade ao confirmar o concurso para os profissionais dos Caps.

“Isso partiu de uma iniciativa nossa e vamos acompanhar para que a Rede seja melhor estruturada”, frisou.

A vereadora Larissa ainda garantiu que está acompanhado o cumprimento do TAG para assegurar melhores condições desses equipamentos e comemorou a ampliação dos Caps infantis, outra iniciativa da Comissão que foi acolhida pelo Executivo.

“Atualmente só existe dois Caps infantis e não dão conta da demanda. Com essa estruturação que os equipamentos estão passando irá melhorar o atendimento de saúde mental”, disse a parlamentar.

Além dos Caps infantis, a Comissão também visitou o Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. A presidente da CDH afirmou que a Unidade está passando por uma reforma em sua estrutura, mas registrou a necessidade do aumento de quantitativo dos profissionais. Larissa ainda anunciou que a Comissão vai continuar visitando outros Centros Socioeducativos e que ao final produzirá um relatório apontando as dificuldades e possibilidades de melhorias e encaminhará para o Governo do Estado.

LGBTfobia

A vereadora Larissa Gaspar ainda repercutiu o julgamento de um dos acusados pelo espancamento e homicídio de Dandara dos Santos. A parlamentar comemorou a condenação de Júlio César Braga da Costa, evidenciando que os casos de LGBTfobia se repetem porque não têm punição.

“Apenas 17 % desses crimes são identificados, menos de 8% vão a julgamento e menos de 1% dos acusados são condenados. Parabéns ao Poder Judiciário do Ceará que deu uma resposta a esse crime e responsabilizou os assassinos de Dandara”, pontuou a vereadora.