CMFor realiza solenidade em homenagem a entidades que trabalham em defesa da população de rua

18/09/2019 - Rochelle Nogueira

Em homenagem as entidades que trabalham na defesa e promoção dos direitos da população de rua no município de Fortaleza, por ocasião do Dia Nacional de luta da população em situação de rua, comemorado em 19 de agosto, a Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na tarde desta quarta-feira, 18, uma sessão solene em prol da […]

Em homenagem as entidades que trabalham na defesa e promoção dos direitos da população de rua no município de Fortaleza, por ocasião do Dia Nacional de luta da população em situação de rua, comemorado em 19 de agosto, a Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na tarde desta quarta-feira, 18, uma sessão solene em prol da causa. A vereadora Larissa Gaspar (PT) é a propositora da solenidade.

Conforme justificativa do requerimento nº 261/2018, a solenidade consiste em uma oportunidade de reconhecer, prestigiar e dar visibilidade ao trabalho realizado pelas entidades que atuam na defesa e promoção dos direitos da parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade.

A vereadora Larissa Gaspar reforçou que Fortaleza atualmente vive um número grande de pessoas vivendo em situação de rua e que elas precisam de assistência e acolhimento. “A gente tem várias instituições fazendo a defesa dos direitos dessas pessoas. Hoje nós escolhemos algumas delas para reconhecer o trabalho, pois elas visibilizam a vida dos invisíveis de Fortaleza”, comentou.

Na oportunidade, Larissa atentou que os dados do último censo realizado em Fortaleza para pessoas nesta situação encontra-se desatualizado. A parlamentar cobrou a atualização dos dados para que sejam criados mecanismos na busca de ações eficazes para realocar esses indivíduos. “Desde o início do nosso mandato a gente cobra que a Prefeitura faça um novo censo. O objetivo é sabermos quantas pessoas estão nesta situação e qual o perfil delas para podermos cobrar políticas eficazes para tirá-las das ruas e darmos melhores condições de vida. Inclusive, o Ministério Público atendendo uma sugestão nossa, solicitou a Prefeitura um novo censo, para que as políticas públicas estejam integradas. Não é só a questão da moradia, do aluguel social, mas é a capacitação profissional para que elas possam integrar o mercado de trabalho”, corroborou a vereadora.

Fábio Luiz do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, destacou que as parcerias são fundamentais quando se está em situação de rua. “Quando o indivíduo se encontra nesta situação, ele está totalmente excluído, não é visto por ninguém. As pessoas precisam entender que não são animais, são pessoas que por um motivo ou outro foram parar na rua, nas calçadas, e que merecem um atendimento mais específico. Fazer só o assistencialismo ajuda, mas vamos profissionalizar para colocarmos as pessoas de volta ao mercado”, requisitou Fábio.

A promotora da Defesa da Cidadania, Fátima Correira, atentou também para a importância de celebrações como esta que promove instituições que fazem um trabalho social importante para a cidade. “Pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social precisam do apoio do Poder Público e das instituições. Estas organizações atuam como anjos, pois estão no dia a dia, na noite, sempre socorrendo as pessoas que estão dormindo a céu aberto. São eles que procuram o Ministério Público para que haja engajamento na busca de melhorias para todos eles”, evidenciou Fátima.

Homenageados

  • Irmã Eugênia Maciel Sousa – Pastoral do Povo da Rua;
  • Livia Barrocas – Grupo Amor;
  • Marcelo Menezes – Coletivo Fortaleza Invisível;
  • Iracema Machado – Comitê Municipal da População em Situação de Rua;
  • Cithia Caroline – Pequeno Nazareno;
  • Padre Lino Allegri – Pastoral do Povo da Rua.

Composição da mesa: vereadora Larissa Gaspar; Padre Lino, Fundação Pastoral de Rua, Eugênia Maciel, representando a Pastoral de Rua; Lívia Barrocas, representando o Grupo Amor; Marcelo Menezes, representando o Coletivo Fortaleza Invisível; Iracema Machado, representando o Comitê Municipal da População em Situação de Rua; Cinthia Caroline, representando o Pequeno Nazareno.

Confira a sessão solene em nosso canal do Youtube?

Galeria de Fotos – Flickr

Sessão Solene homenagem a entidades que trabalham em defesa da população de rua

Fotos: Evilázio Bezerra.