CMFor realiza sessão solene em homenagem as religiões de matrizes africanas

07/11/2019 - Rochelle Nogueira

Por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira (7) no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em homenagem as religiões de matrizes africanas. A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi a propositora da solenidade. A vereadora Larissa Gaspar atentou para a importância das religiões de matrizes […]

A vereadora Larissa Gaspar atentou para a importância das religiões de matrizes africanas. A solenidade tem como objetivo dar visibilidade e reconhecimento a elas. “É uma forma da gente reconhecer e reverenciar a forma que essas religiões vem fazendo em benefício das pessoas, seja trabalhando a espiritualidade, no fortalecimento da relação com Deus, com as entidades e divindades, como também para desmistificar e acabar com o preconceito de que essas religiões são alvo. A gente sabe que tem grupos que invadem os terreiros e ameaçam essas pessoas e a fé é inviolável. Ninguém tem o direito de importunar ninguém por conta do exercício de sua religião”, frisou Larissa.

Em nome das homenageadas, Cleane Pimentel da Silva ou Mãe Cleane de Oxóssi, relatou ser uma grande honra receber esta homenagem por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra. “Aqui, não represento apenas a Mãe Cleane de Oxossi. Represento todos os Pais e Mães de Santo, todos os filhos de Santo e todas as pessoas que fazem parte ou simpatizam com as religiões de matrizes africanas. Represento mais que isso: aqui exalto as raízes africanas que sustentam os fundamentos e a cultura que se refletem em tantas denominações e em tantos fundamentos espalhados pelos terreiros, barracões, searas por esse imenso Brasil”, disse ela destacando também o papel atuante da RENAFRO (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras).

• Centro Espírita de Umbanda Cabocla Jacira – mãe Cleane Jacira;
  • Terreiro Senhores OGUM – mestre mãe Zilma Ferreira;
  • Centro Cultural de Umbanda Rainha da Justiça – Raimundinho Dente de Ouro;
  • Casa de Caridade dos Pretos Velhos – pai Manoel Irineu;
  • Terreiro IIê Ibá Axé Possum Aziri – pai Babalorisa Shell Santos.

Confira a sessão solene em nosso canal do Youtube?