CMFor realiza sessão solene em homenagem aos 32 anos do IPREDE

25/04/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira, 25, uma sessão solene em comemoração aos 32 anos de existência do Instituto da Primeira Infância – IPREDE. A autoria da solenidade foi do vereador Marcelo Lemos (PSL), presidida pelo petista, Guilherme Sampaio. O propositor da solenidade, Marcelo Lemos, fez a saudação inicial aos membros […]

O propositor da solenidade, Marcelo Lemos, fez a saudação inicial aos membros da mesa e aos presentes no evento. Marcelo Lemos ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição. “Hoje me sinto feliz como vereador pela representatividade do IPREDE ao longo desses 32 anos. Como é importante ver colaboradores que acreditam na credibilidade da instituição e no trabalho bem feito. Tire um pouco do seu tempo para salvar vidas”, solicitou Marcelo Lemos.

A criadora da rede de voluntariado do IPREDE, Fátima Barreto, enalteceu a instituição frisando o conceito de voluntariado e da presença de pessoas que doam seu tempo em benefício de outras. “Nossa experiência acontece há 10 anos. Voluntariado se faz com coração, iniciativa, espírito de equipe que enrique, empodera e torna o dia a dia uma composição mais ativa e dinâmica. A ação do voluntariado é muito importante, pois cada um coloca seu tempo e seu talento de forma espontânea, sem remuneração, mas com muito amor”, atentou.

O vereador Guilherme Sampaio, evidenciou a instituição IPREDE como referência que move a sociedade pela sensibilidade. “Uma sessão como essa serve para a gente se dê conta do potência social quando trabalhamos juntos de forma solidária. A ação do IPREDE foi capaz de impactar a vida de milhares de crianças. Vivemos momentos difíceis no mundo todo e nesse período temos que resgatar o ser humano que habita em cada um de nós”, relatou o parlamentar.

Já Dr. Sulivan Mota, presidente do Instituto da Primeira Infância – IPREDE, utilizando-se de uma linguagem poética e sensível, atentou para a trajetória da instituição. Na oportunidade, fez um comparativo entre todas as Marias que deram forma e estrutura ao IPREDE e a mais importante de todas, a mãe de Deus. “Estamos cumprindo uma trajetória positiva para aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza. Encanta-me constatar que nestes 32 anos, sete Marias participaram da estruturação do IPREDE. O carisma e a resignação delas estiveram presentes nas três presidências que me antecederam”, disse o presidente.

Dr. Sulivan atentou também para as famílias que chegam carregadas de sofrimento e humilhação e o objetivo é assegurar um futuro de qualidade. “O Iprede hoje aplica o conhecimento da neurociência, autoestima, socialização e inclusão produtiva da mãe e o vínculo entre eles”.

Composição da mesa: vereadores Marcelo Lemos (PPL), Guilherme Sampaio (PT), Dr. Sulivan Mota; presidente do Iprede, Glória Marinho; presidente da Funci, Márcia Dias; representando Carol Bezerra, João Joaquim Amaral; chefe do Departamento de Medicina da UFC, Albino Oliveira; representando o deputado Heitor Freire.

IPREDE

Fundado em 1986 como Instituto de Prevenção da Desnutrição e da Excepcionalidade, começou sua trajetória em consonância com a necessidade de prevenir e tratar crianças com desnutrição infantil até a atualidade de investimento na primeira infância, passando a denominar-se Instituto da Primeira Infância.

Na década de 80 no Estado do Ceará havia uma realidade onde apenas 100 crianças em cada mil nascidas tinham possibilidade de alcançar um ano de idade e onde 30% das crianças desnutridas tinham sequelas de crescimento. Passado os anos a situação mudou bastante, o índice de desnutrição infantil é residual, entre 6% e 7% e taxa de mortalidade abaixo de 20 por cada mil nascidos, provocando que a instituição evoluísse na sua missão.

Fotos: Érika Fonseca.