CMFor realiza audiência pública em alusão ao Dia Internacional da Menina

23/10/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública em alusão ao Dia Internacional das Meninas. A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi a propositora do debate. De acordo com a vereadora Larissa Gaspar (PT), a data, 11 de outubro, foi instituída pela Organização das Nações Unidas […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública em alusão ao Dia Internacional das Meninas. A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi a propositora do debate.

De acordo com a vereadora Larissa Gaspar (PT), a data, 11 de outubro, foi instituída pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção da sociedade. “É preciso chamar atenção para a importância de se garantir e efetivar o direito das meninas, sobretudo na sociedade que a gente vive que desde cedo empurram para o trabalho doméstico, para a violência sexual. Últimas pesquisas no Brasil mostram que a cada hora 4 adolescentes de até 13 anos são estupradas. Precisamos debater sobre essa temática, construir a igualde de gêneros, acabar com esses preconceitos e discriminações que afastam as meninas ao seu direito a educação, ao lazer, ao seu direito de brincar e se desenvolver com segurança, para poder no ter no futuro acesso ao mercado de trabalho”, evidenciou a vereadora.

Em sua fala, a parlamentar atentou para o orçamento destinado às crianças e adolescentes na cidade de Fortaleza. “É inadmissível que a Prefeitura de Fortaleza gaste valores altos em propagandas e retire recursos de políticas super necessárias. Em Fortaleza, foram gastos em torno de R$ 108 mil no enfrentamento sexual de crianças e adolescentes, o que não chega nem a 11% dos valores destinados ao orçamento”, atentou Larissa.

Jéssyca Rodrigues, coordenadora geral do Instituto do Esporte Mais, reforçou o trabalho do Instituto com meninas das comunidades, atentando para que elas tenham os seus direitos garantidos. “Nós trabalhamos pensando nos direitos das meninas tanto na prática esportiva, como também como ferramenta onde elas possam aprender sobre seus direitos, sobre violências, sobre o papel da mulher na sociedade e isso tudo atrelado a prática esportiva”, frisou.

Composição da mesa: vereadora Larissa Gaspar (PT), Jéssyca Rodrigues; coordenadora geral do Instituto Esporte Mais, Gabriela Jacob; líder do clube Girl Up Fortaleza, Luiza Gabriely; participante do projeto TGA, Diliana Ribeiro; representante da CEDECA.

Confira a audiência pública em nosso canal do Youtube?

Galeria de Fotos

DSC_0013

Fotos: Evilázio Bezerra.