CMFor realiza audiência para debater piso salarial dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

04/06/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira, 4, no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública para discutir a implantação do piso salarial nacional dos técnicos de Radiologia do município de Fortaleza. De acordo com o Conselho Regional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, o piso da categoria foi aprovado em novembro de 2018, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira, 4, no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública para discutir a implantação do piso salarial nacional dos técnicos de Radiologia do município de Fortaleza. De acordo com o Conselho Regional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, o piso da categoria foi aprovado em novembro de 2018, no entanto a Prefeitura de Fortaleza não adotou. O autor da audiência pública é o vereador Márcio Cruz (PSD).

Márcio Cruz evidenciou que a audiência pública tem como objetivo ouvir tanto os trabalhadores como a Prefeitura de Fortaleza para que cheguem a um acordo sobre o pagamento do piso salarial dos profissionais de Radiologia. “Fomos recentemente conversar com o procurador e ele se comprometeu em atender o Conselho e o Sindicato para buscar uma solução pacífica, já que existe uma Lei Nacional, inclusive uma demanda judicial do sindicato da categoria, e a gente ainda não sabe o real motivo de não ter sido colocado em prática. Na conversa breve que tive com a gestão, eles alegam que o Município não tem o suporte financeiro, pois o Congresso aprova uma lei e não dá nenhuma contrapartida jogando a conta para o Município. O mesmo acontece com outras categorias onde os profissionais buscam o apoio no Congresso e eles aprovam a legislação”, comentou o vereador.

Presidente do Sintarc, Anemery Morais.

Anemery Morais, presidente do Sindicato dos Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia do Estado -SINTARC, ressaltou que gostaria de ver a audiência lotada, pois se trata de uma pauta importante para a categoria. “Esses profissionais são de muita importância e eu sempre falo que a maioria dos diagnósticos passam por nossas mãos. Todo paciente que se submete a uma cirurgia passa primeiro por nós. Temos uma importância grande para a nossa cidade, para o nosso país”, disse.

A presidente da SINTARC reforçou que a Prefeitura de Fortaleza não está cumprido a lei que estabelece o piso da categoria. “No caso da Prefeitura Municipal de Fortaleza a partir de 2011, começou a criar uma forma de trabalho a meu ver muito cruel que é por meio de seleção pública e de RPAs. Foi instituído um piso para os radiologistas em torno de R$ 2.500,00 e o profissional trabalha o mês inteiro e só recebe R$ 960,00. Um colega RPA em regime de plantão recebe por hora R$ 10,00, quando o mínimo deveria ser R$ 20,00. A gente sente um descaso maior quando a justiça determina esse direito e o prefeito simplesmente ignora. A gente vive em um país do jeitinho brasileiro, mas tá na hora de dizer um basta. Vamos continuar pedindo apoio a nossa causa e que seja cumprido o que determina a lei”, frisou Anemery.

Composição da mesa: Vereadores Márcio Cruz; Sargento Reginauro; Plácido Filho, Anemery Morais; presidente do SINTARC, Augusto César Chaves; advogado do SINTARC, Salomão de Souza Melo; presidente do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia, Nadja Costa; vice-presidente da Associação dos servidores do IJF.

Foto: Evilázio Bezerra.