CMFor homenageia Projeto Menino de Deus pelos seus 10 anos de fundação

06/06/2019 - Rochelle Nogueira

Em homenagem aos 10 anos de fundação do Projeto Menino de Deus, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira, 6, no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene para prestigiar a iniciativa. A solenidade foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PPL). Com 200 crianças engajadas no Menino de Deus, sendo 140 no bairro […]

Com 200 crianças engajadas no Menino de Deus, sendo 140 no bairro Santa Filomena e 60 na Perimetral, antigo aterro, e com novo núcleo sendo implantado na comunidade do João Paulo II, a solenidade para essas crianças e jovens se torna um incentivo, pois, por meio do esporte, mudaram suas vidas e a realidade da comunidade.

A vereadora Larissa Gaspar atentou para os 10 anos do Menino de Deus como símbolo de resistência, de luta nas comunidades mais periféricas e vulneráveis de Fortaleza. “Em meados de 2006, houve uma onda de criminalidade no bairro e a comunidade percebeu que precisava fazer alguma coisa. Deram início ao Projeto Menino de Deus com a inclusão por meio do futebol. No início, cerca de 80% das crianças estavam fora da sala de aula e, após 1 ano, garantiram que 50% delas estivessem na escola e 30% no mercado de trabalho. É um projeto vitorioso que conseguiu além de garantir a vida desses jovens ressignificá-las fazendo com que se sintam inseridas em nossa sociedade”, atentou a vereadora.

Paulo Uchôa, idealizador do projeto, apostou todas as fichas na iniciativa, pois a realidade do bairro Santa Filomena, na década passada, apontava para um futuro obscuro de criminalidade e morte de adolescentes na comunidade. “De 2006 a 2008, 43 jovens aterrorizavam a comunidade do Santa Filomena, Grande Jangurussu. Com menos de 2 anos, 36 desses jovens foram mortos. Diuturnamente tinha violência na comunidade. Nós denunciamos ao poder público, e chegou um momento de nós tomarmos conta desses meninos. Foi daí que surgiu o projeto Menino de Deus”, destacou Paulo.

De acordo com o idealizador, o lema da iniciativa é a prevenção e a ressocialização de crianças e jovens. “O carro-chefe do projeto é o futebol. Fazemos também palestras e rodas de conversas com temas como família, dizer não às drogas, a importância da escola e o mais importante o cuidar do outro. Nosso objetivo não é formar jogadores de futebol e sim torná-los cidadãos. Esse reconhecimento que a Câmara Municipal de Fortaleza está proporcionando não é para quem está a frente, mas para quem conseguiu vencer”, disse Uchôa.

De tanto ver os colegas entrando em campo na comunidade, Márcio Vitor, 15 anos, conheceu Paulo e pediu para fazer parte daquela iniciativa. Há 2 anos no Menino de Deus, Márcio Vitor ressalta o aprendizado. “Aprendi muita coisa, ter respeito com os outros, foco no estudo, o esporte, soltar pipa e o conhecimento do mundo espiritual, que é o mais importante agora”, evidenciou o jovem.

Fotos: Evilázio Bezerra.