CMFor homenageia Movimento Cultural Massafeira Livre no Theatro José de Alencar

06/12/2019 - Rochelle Nogueira

Em alusão aos 40 anos do Movimento Cultural Massafeira Livre, a Câmara Municipal de Fortaleza, em conjunto com a Assembleia Legislativa do Ceará, realizou na tarde desta sexta-feira (6) uma sessão solene no Theatro José de Alencar. O vereador Ronivaldo (PT) foi o propositor da solenidade. O verador Ronivaldo destacou a importância do Movimento Cultural […]

O verador Ronivaldo destacou a importância do Movimento Cultural Massafeira Livre para a história cultural da cidade de Fortaleza. “A Câmara Municipal, através de uma iniciativa nossa, faz agora o reconhecimento do Poder Legislativo a importância que foi o Movimento Massafeira. Lá em 1979, quando se materializou naquele show histórico, e , hoje, ao completar 40 anos, não haveria oportunidade melhor da Câmara render homenagens àqueles que construíram e que protagonizaram o movimento que desencadeou em tanta coisa boa e que continua rendendo frutos. Nesta tarde, a CMFor está aqui no Theatro José de Alencar e eu não tenho dúvidas que é o encontro de um movimento histórico. Não haveria outro lugar mais simbólico para realizar esta homenagem”, evidenciou o parlamentar.

Eduardo Praciano fez um breve retrospecto sobre o momento vivido nas décadas de 70 e 80 que reuniu grandes artistas cearenses. “O Massafeira foi um grande movimento cultural que aconteceu em Fortaleza. Em março de 1979, exatamente 40 anos atrás, um encontro de vários artistas no segmento cultural principalmente na parte musical e de feira por isso do nome. Foi realmente um ponto especial de nossa história. Hoje estamos aqui vivenciando esse momento fabuloso dos nossos artistas cearenses. Estou muito feliz e emocionado por ter sido produtor desse movimento”, atentou.

Outra homenageada da tarde foi a cantora Mona Gadelha que falou deste momento. “Um verdadeiro turbilhão de emoções reencontrar os amigos, principalmente o reencontro com as canções que são belas. Cada vez que ouço o disco, eu vejo o quanto foi lindo esse trabalho, o quanto valeu a pena o empenho do Augusto Pontes, do Ednardo, do Rodger e de alguns que já se foram. A gente está aqui representando esse período, esse momento, que foi único e que eu acho que ainda ressoa e continua influenciando jovens artistas”, apontou Mona.

1) Cantor Ednardo, representado pela sua filha Joana Lima;
2) Eduardo Praciano;
3) Rogério Crato;
4) Roger Rogério
5) Mona Gadelha;
6) Patativa do Assaré (IN Memoriam);
7) Gentil Barreira;
8) Antônio José Brandão;
9) Teti – Maria Elísete de Oliveira.

Composição da Mesa

• Vereador Ronivaldo;
  • Selma Santiago – diretora do Theatro José de Alencar;
  • Cida Olímpio – Consultora Cultural do Centro Cultural do Banco do Nordeste;
  • Mona Gadelha – coordenadora do Laboratório de música do Porto Iracema.

História do Movimento Massafeira

O Massafeira Livre foi um movimento musical coletivo que nasceu no ano de 1978, pós “pessoal do Ceará”, mas por iniciativa deles. Foram 4 dias de evento no Teatro José de Alencar e mais de 400 artistas estiveram presentes. Dentre eles: Patativa do Assaré, Belchior, Fagner, Dominguinhos, Ednardo, Jards Macalé, Zé Ramalho, Amelhinha, Petrúcio Maia, Irmãos Aniceto, Rosenberg Cariry, Cale Alencar, Nirton Venâncio, Rogério e Régis Soares, Climério, Lúcio Ricardo, Mona Gadelha, Fausto Nilo, Angêla Linhares, Oswald Barroso, Descartes Gadel e muitos outros. Um evento de artes integradas que revolucionou a produção cultural de nosso Estado e culminou em um álbum duplo com uma parte desse pessoal.

Fotos: Evilázio Bezerra.