CMFor homenageia entidades que se destacam no combate ao câncer de mama em Fortaleza

10/10/2019 - Rochelle Nogueira

Com o objetivo de homenagear as entidades que se destacam na promoção das ações de prevenção e combate ao câncer de mama em Fortaleza, em alusão a campanha Outubro Rosa, a Câmara Municipal realizou na tarde desta quinta-feira, 10, uma sessão solene em prol da causa. A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi a propositora da […]

Com o objetivo de homenagear as entidades que se destacam na promoção das ações de prevenção e combate ao câncer de mama em Fortaleza, em alusão a campanha Outubro Rosa, a Câmara Municipal realizou na tarde desta quinta-feira, 10, uma sessão solene em prol da causa. A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi a propositora da solenidade.

De acordo com dados apresentados pela Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar quase 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. De maneira preventiva, se o câncer de mama for diagnosticado em estágio inicial, tem 90% de chances de cura. Nas regiões Sul e Sudeste cerca de 30% de mulheres são diagnosticadas em estado inicial da doença, mas, no Nordeste, somente 12,7% dos casos são descobertos precocemente.

Com o intuito de prestigiar entidades que atuam na campanha, no apoio e prevenção da doença, a vereadora Larissa Gaspar, propositora do ato, atentou para a sensibilização da causa que tem tirado a vida de milhões de brasileiras.

“O câncer de mama é uma doença muito grave, mas que precisa ser tratada e diagnosticada cedo. Se deixada de lado, pode se tornar letal. É uma enfermidade que a vida de 10 mil mulheres no Brasil. Para nós, reconhecer o trabalho de todas as instituições, de todas essas mulheres que tem atuado na ajuda, no apoio a outras mulheres que estão com câncer, é motivo de muita alegria. Importante a gente dar visibilidade a essas instituições que resistem e fazem um trabalho sem apoio governamental. Precisamos também desmistificar o processo da mamografia, do tratamento, que é sim doloroso, mas suportável e que vai trazer saúde e benefício para as mulheres”, evidenciou a vereadora.

Daniele Castelo Branco agradeceu a homenagem e o reconhecimento concedido pela Casa Legislativa. “Está sendo especial, pois a Rede Mama esse ano está completando cinco anos. Estou mais feliz ainda em está compondo essa mesa com mulheres que admiro tanto. O grande papel da Rede Mama é exatamente levar informações sobre a enfermidade, principalmente no interior do Estado para que as mulheres possam ser diagnosticadas em tempo hábil. Uma de nossas conquistas foi a vice-presidência do controle do câncer de mama no Município, um espaço que leva o que chega na ponta, diretamente com os pacientes. A gente só tem a agradecer a todos”, disse a homenageada.

Daniele aproveitou a oportunidade para fazer um convite a todas a se fazerem presentes na ‘Caminhada Rosa’ que será realizada no dia 27 de outubro, 16h, na Av. Beira Mar (Hotel Sonata até o Ideal Clube), momento de chamar atenção da sociedade para o enfrentamento ao câncer de mama.

Homenageadas

• Associação Rosa Viva: representada pela senhora Maria Nilce Rocha do Nascimento;
  • Associação Nossa Casa: representada pela senhora Daniele Castelo Branco Pires Rebouças;
  • Rede Mama: Representada pela Senhora Daniele Castelo Branco Pires Rebouças;
  • Associação Cearense das Mastectomizadas Toque de Vida: representada pela senhora Mary Dias;
  • Associação de Motivação, Apoio e Renovação – Amar: representada pela senhora Maria Elisabeth Fátima Parente;
  • Movimento Outubro Rosa: representada pela senhora Valéria Mendonça.

Confira a sessão solene em nosso canal do Youtube?

Galeria de Fotos

Sessão Solene em homenagear as entidades que se destacam na promoção das ações de prevenção e combate ao câncer de mama

Fotos: Evilázio Bezerra.