CMFor concede Título de Cidadã de Fortaleza à sra. Fátima Barreto

05/11/2018 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza entregou na tarde desta segunda-feira (5), no plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadã de Fortaleza à sra. Fátima Barreto de Araújo. Fátima é natural da cidade de Senador Pompeu. Em Fortaleza, atua há 30 anos como professora da rede de ensino do Estado e Município. O propositor da solenidade […]

A Câmara Municipal de Fortaleza entregou na tarde desta segunda-feira (5), no plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadã de Fortaleza à sra. Fátima Barreto de Araújo. Fátima é natural da cidade de Senador Pompeu. Em Fortaleza, atua há 30 anos como professora da rede de ensino do Estado e Município. O propositor da solenidade foi o vereador Edmar Freitas (PRP) que presidiu o evento.

Edmar Freitas ressaltou que ao chegar na CMFor, o regimento permitia homenagens com Títulos e Medalhas e resolveu premiar pessoas comuns que prestam serviço a cidade. “Como a Fátima Barreto não é de Fortaleza eu a escolhi. Ela é professora há 30 anos, ensinou gerações, e a gente também tem que homenagear as pessoas do povo, que vem do sertão. Eu resolvi homenageá-la como reconhecimento ao seu trabalho”, ponderou o parlamentar.

Edmar fez em seu discurso um retrospecto da trajetória profissional e pessoal de Fátima Barreto. O vereador citou que a homenageada fincou raízes na Messejana, onde criou raízes. “Subi algumas vezes nessa tribuna para homenagear várias pessoas, personalidades, mas hoje venho agraciar uma grande amiga. Se me permitir, quero com essa comenda homenagear também todas as mulheres, todas as professoras do Brasil”, atentou.

Fátima Barreto de Araújo agradeceu a homenagem recebida no parlamento e a todos que se fizeram presentes. “Muito obrigada. Passaria a tarde inteira dizendo o quão estou feliz com essa homenagem e com a presença de vocês. Dinheiro nenhum paga o que estou sentindo neste momento. Sinto muita alegria e privilégio em ser chamada de professora”, evidenciou Fátima. Na oportunidade, Fátima contou sobre os percalços na cidade natal e a perca dos pais. Meus pais, meu irmão, estão aqui. Acredito na espiritualidade e sinto a presença deles neste local”, ressaltou Barreto.

A mesa foi composta pelos vereadores Edmar Freitas (PRP); presidente da solenidade, Márcio Martins (PROS), Fátima Barreto; homenageada, Antônio Haroldo; esposo da homenageada, Fátima Freire; presidente das Quadrilhas Juninas do Ceará.

Fátima Barreto de Araújo

Nasceu em 15 de maio de 1946, natural de Senador Pompeu, filha de Raimundo Rodrigues de Araújo e Ana Barreto de Araújo. Tem Formação: Pedagoga pela UFC, com Pós-graduação em Planejamento Educacional e Educação de Jovens e Adultos. Profissão: Professora há 30 anos pelo Estado e Município de Fortaleza.

A professora Fátima Barreto tem uma história de vida dedicada às causas sociais ligadas a educação, a cultura e ao movimento comunitário. De 1973 a 1999 atuou na Escola de Ensino Fundamental e Médio Iracema e de 1988 a 2014 EMEIF Josefa Barros de Alencar sempre participando ativamente da vida escolar e das lutas pela melhoria da educação.

No campo da cultura é uma das principais entusiastas do Movimento Junino no Ceará tendo, principalmente no segmento de jurados de Festivais de Quadrilhas que ajuda a melhorar constantemente. Nesse segmento também é notória sua dedicação ao Festival de Quadrilhas de Messejana, o qual ajuda a realizar desde seu início em 1993.

Fervorosa lutadora do movimento comunitário foi a primeira mulher a presidir a Associação de Moradores de Messejana — AMME, entidade de destaque na busca de melhorias para a comunidade da Grande Messejana. Nesse aspecto de sua vida ajudou nas lutas que conquistaram a urbanização do Sítio São José, da Lagoa de Messejana, entre outros.