“Cerca de 50 mil estudantes da rede municipal realizam prova do Spaece”, destaca Evaldo

26/11/2019 - Anna Regadas

Inicia nesta terça-feira, 26, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), para verificar a qualidade de ensino nos 184 municípios do Ceará. O assunto foi destaque do pronunciamento do vereador Evaldo Lima (PCdoB) durante o Pequeno Expediente de hoje. “Esta é uma semana fundamental para a educação […]

26.11.2019

“Esta é uma semana fundamental para a educação pública de Fortaleza, momento pelo qual durante todo o ano, os professores, diretores e alunos dedicam seus esforços. São cerca de 50 mil estudantes da capital, que vão fazer a prova, a fim de que seja avaliado o processo de aprendizagem do ensino público de Fortaleza. Então desejar aqui todo o sucesso aos alunos das 298 escolas da rede pública municipal”, ressaltou.

O Spaece é uma avaliação que verifica a qualidade de ensino nos 184 municípios e abrange as escolas públicas das redes estadual e municipal, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de alfabetização até o Ensino Médio. Tendo como foco o nível da leitura para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e do domínio das competências e habilidades esperadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática para os demais estudantes.

Segundo Evaldo, o município de Fortaleza vem avançando nos indicadores do Spaece. “Em 2018, Fortaleza alfabetizou 92,4% dos alunos que finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental, dado superior ao registrado no Ceará, que é de 89,6%. Nessa mesma edição, o município avançou em todos os indicadores de desempenho, incluindo a proficiência de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e no 9º ano”, destacou.

Nota de Pesar

Evaldo deu entrada no requerimento 6284/2019, para o envio de moção de pesar pelo falecimento do Rabino Henry Sobel , ocorrido na última sexta, 22, e solicitou um minuto de silêncio em sua memória. “Henry Sobel marcou a história brasileira por ter se recusado, em 1975, a enterrar Vladimir Herzog na ala de suicidas do cemitério israelita, rejeitando a versão oficial das circunstâncias da morte do jornalista. Foram anos dedicados à fé, esperança e de luta pela democracia”, lembrou o parlamentar.

Foto: Érika Fonseca