Câmara realiza Sessão Solene pelos 25 anos da comunidade Raboni de Maria

23/11/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (22) uma Sessão Solene em homenagem a comunidade Raboni de Maria, pelos 25 anos de evangelização. A solenidade foi proposta pelo vereador Salmito Filho (PDT), presidente da CMFor, através do requerimento 3968/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio autor da homenagem, […]

A sessão foi presidida pelo próprio autor da homenagem, vereador Salmito Filho. A mesa foi composta por Júnior Caçula, fundador da comunidade; ex-vereador Marcos Aurélio; Isa Caçula, cofundadora da comunidade; Kerman Caçula, coordenadora da comunidade Raboni de Maria; Ana Lúcia Almeida, coordenadora do caminho vocacional; Pérola Lima, do Conselho a Comunidade e Manoel Júnior, do Conselho da comunidade

O vereador Salmito Filho, em sua saudação aos presentes, destacou a importância e especialidade da noite em homenagem a instituição católica. “Abrimos as portas da Casa do Povo, pode parecer chavão, até uma expressão vazia, mas, na verdade ela representa muito no chamado Estado Democrático de Direito. Temos três poderes – Judiciário, Executivo e o Legislativo. Este último  tem a função nobilíssima de representar a população. É composto de uma composição plural, parlamentares de situação  e oposição. Por ser o parlamento, temos o microfone, para que os representantes falem em nome do povo”, enfatizou.

“Essa homenagem é uma forma de expressar uma gratidão, um reconhecimento. De dizer que um muito obrigado a esse trabalho de evangelizar e liderar espiritualmente. Isso é algo que o Poder Público não alcança. O poder público deve alcançar o cidadão nos serviços básicos. Temos o melhor hospital do Norte e Nordeste, que é o IJF. Então o Poder Público alcança creche em tempo integral, alcança na saúde e educação, mas não alcança na alma. Os problemas criam falta de oportunidades sociais e uma desigualdade histórica e isso repercute na vida, quando um pai de família não encontra uma escola de qualidade, por exemplo”.

Ainda sobre as áreas sociais, disse que Fortaleza saiu da última colocação em Educação no Estado e já está entre os 30 melhores municípios, com base em pesquisa com metodologia científica. “Estou dizendo isso para pontuar que o papel do Poder Público e indispensável. Precisamos de um diálogo maior do Poder Público com as igrejas, porque vocês alcançam aonde o poder público não alcança. Claro que a missão de vocês não é social ou política e nem tem a responsabilidade de dar respostas as questões sociais” revelou.

“Como dizia o Papa Paulo VI a maior política é aquela que visa o bem comum. Que viabiliza melhoria para o bem humano. Esse pensamento está muito concatenado, é a política no sentido maior. Os próprios mandamentos só tem um social – amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, os demais são políticos. Ainda bem que temos esses trabalhos das igrejas, e em especial o da comunidade Raboni de Maria. Por isso realizamos essa sessão para agradecer. Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem de forma voluntária, como uma missão”, afirmou.

Em seguida falou o fundador da comunidade Raboni de Maria, Júnior Caçula. “Agradeço do fundo do meu coração ao excelentíssimo vereador Salmito Filho. Hoje gravei para a rádio e me perguntaram que presente estou recebendo e o valor, e eu respondi que é um presente de Deus. Deus, que é espírito, não tem braço, perna, cabeça, boca, por isso ele precisa das pernas, braços, cabeças, boca, do coração daquelas pessoas que detém o Poder para poder homenageá-lo. O poder foi dado ao Salmito. São os mimos de Deus para nós. Uma homenagem dessa que qualquer comunidade gostaria de ter” avaliou.

“Costumo dizer que toda missa de renovação dos nossos votos ministeriais. Se não fosse veneno para minha alma estaria muito agradecido e muito orgulhoso por essa homenagem. Mas o reconhecimento só aumenta nossa responsabilidade, quanto a maneira de evangelizar, com a música, e por nossos pregadores. A comunidade Raboni de Maria é grande, sim, mas não em número de pessoas, mas em dedicação. Em nome deles, estamos procurando evangelizar.

Tudo começou com Maria, que trouxe Jesus, e esse reconhecimento nos fortalece e temos muitos frutos. Alguns que nasceram dentro da comunidade, que representam o futuro. É mais que presente essa solenidade é um mimo de Deus. Estamos hoje com nosso coração repleto de muita alegria. Cada um de nós sente, mesmo naqueles que não fazem parte do corpo da instituição, mas eles também fazem parte dessa história. Cada um tem essa gratidão pelo senhor Salmito Filho, que é propositor. Ele, Deus escolheu Salmito para nos dar esse prêmio”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca